RSS

Simples Assim


Por: Everton Correia


“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” Ap. 3:22.

Essa expressão foi usada pelo Senhor nas cartas as sete igrejas da Ásia: Éfeso Ap 2:7; Esmirna Ap 2:11; Pérgamo Ap 3:13; Tiatira Ap2:29; Sardes Ap3:6, Filadélfia Ap 3:13 e por fim Laudicéia Ap 3:22. Com intenção de exortação e repreensão as Igrejas.

Mas o que chama a atenção é o verbo Ouvir, segundo o dicionário on-line Michaelis, “Ouvir é: Entender, perceber pelo sentido da audição, dar ouvido prestar a atenção”.

Porém a teoria aparentemente é fácil quando colocada em prática é que fica difícil. Pois o ser humano é um ser individualista e egóico que ao travar um diálogo tende a expor com maior freqüência seus argumentos e pontos de vista.

No mundo contemporâneo é normal dizer que Ouvir é uma virtude, ou um verbo que também serve de adjetivo. Ex: Além de simpático ele sabe me ouvir!

Engano nosso se pensarmos que essa dificuldade de ouvir veio junto com a história da humanidade. Vejamos: o Senhor Deus exortando o povo de Israel a dar ouvidos a sua voz em Salmos 50:7 "Ouve, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu protestarei contra ti: Sou Deus, sou o teu Deus".

E o Deus criador de tudo conhece essa dificuldade de ouvir, e sendo Ele um Deus Vivo e comunicável que vê, ouve e fala e além disso cria diversas formas de se comunicar com a sua criação e vamos ver cinco privilégios que Deus usa exclusivamente com o homem para que ele o ouça.

1)Olfato: é responsável por identificar os cheiros e odores.

“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” Gn 2:7.

Deus fala conosco através do olfato, o privilégio do sopro da vida nas narinas de Adão faz com que hoje tenhamos vida. A cada manhã é como se Deus falasse: “Eu o Senhor Deus te concedo o privilégio de mais um dia de vida”. Por isso devemos agradecer incessantemente pelo dom da vida a cada abrir de olhos na manhã seguinte.

E quando essa vida se renova na pessoa de Cristo Jesus tornando-nos uma nova criatura seg.(II Cor 5:17) devemos exalar o perfume de Cristo (II Cor 2:15)para que o mundo o sinta.

2)Paladar: Sentido pelo qual saboreamos algo.

“Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não”. Ex.16:4.

Os israelitas reclamavam de Moisés e Arão, porque eles haviam sido tirados “fartura” para morrerem de fome no deserto. É nesse contexto que o Senhor Deus abençoa e derrama chuva de Maná, um pão de coloração branca com sabor de bolos de mel, conforme está descrito em Êxodo 16:31.

Hoje não é diferente a cada vez que nos alimentamos seja no café da manha, almoço ou jantar é como se Deus falasse conosco: “Eu o Senhor Deus vos concedo essa benção indispensável pra sua vida física que é o alimento”. É por isso que devemos sempre agradecer o nosso alimento, não como uma mera formalidade antes da refeição e sim porque naquele momento o Deus vivo está falando conosco.

3)Visão : Sentido pelo qual nos faz visualizar algo, distinguir cores decodificar objetos.

Dos 5 sentidos a visão é um dos mais atraentes, pois o ato de ver é a representação real do que acontece no momento. Muitos afirmam que só acreditam em algo “vendo”.

Mas nem sempre ver é sinônimo de crer, muitos viram a Jesus e seus milagres e mesmo assim não creram por isso “bem-aventurados os que não viram e creram” Jo 20:29.

E Deus sabendo dessa apreciação do homem pelo “ver” faz com que ainda hoje veja o maior milagre que pode acontecer em sua vida: a Salvação.

E a cada homem que se converte é como se Deus falasse: “Eu o Senhor Deus uso a vida dos meus filhos para que o mundo me veja”.

Por esse motivo devemos testemunhar do amor de Cristo como cartas vivas, “porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração” II Cor 3:3.

4)Tato: é responsável por sentirmos os objetos quando pegamos, responsável também pela sensação térmica do nosso corpo : frio ou calor.

Esse sentido é o mais delicado e também o mais exigido pelo ser humano que é um ser extremamente palpável, quer tocar para sentir, como se os cinco sentidos se resumisse apenas no Tato.

“E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3 E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra” MT 8:1 a 3.

Muitas pessoas clamam pelo toque de Jesus, só que esse é um clamor muito delicado, pois Deus não se deixa escarnecer, e esse toque pode ser como o do leproso.

Será que estaríamos preparados para tamanha provação? Às vezes para ser tocado precisamos ser provados assim como foi Jó. Será que glorificaríamos o nome do Senhor assim como Jô fez? Ou blasfemaríamos assim como sua esposa? Basta visitarmos hospitais e ainda lá ouviremos a voz do Senhor Deus: “Eu o senhor Deus uso do toque poderoso para que o mundo ouça a minha voz”.

5)Audição: é os sentido responsável por captar os sons existentes no meio em que vivemos. O órgão responsável por canalizar as ondas sonoras são as orelhas, para que assim o organismo inicie o processo de percepção e interpretação.

Deus mais uma vez mostra sua perfeição ao criar o homem com duas orelhas e apenas uma boca, para que ouça mais e fale menos.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” Ef.2:8.

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” Rm. 10:17

Os versículos são muito claros, se a salvação é mediante a fé em Cristo Jesus, e a fé vem pelo OUVIR e o Ouvir da palavra de Deus, logo esse último sentido o Ouvir é o mais importante de todos os outros, pois ainda que você não veja, ainda que você não toque, ainda que você não cheire, se ouvir a voz do Senhor não endureçais o vosso coração Hb 3:15.

Para que possamos ouvir a voz do Senhor é necessário que nós nos relacionemos intimamente com Ele, assim como um pai conhece o choro do filho, assim somos nós com o Pai Celestial, devemos meditar nas escrituras e elevar nossas orações diante do altar do senhor, para que possamos dizer como Davi em seu (Sl 50:7)

“De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz” Sl. 50:7

E se você que lê este texto e ainda não tomou a decisão frente a Jesus receba esse convite do Senhor “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” Ap. 3:20.

Que Deus te Abençoe!

http://www.youtube.com/watch?v=RGsHN_ai0o0

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário