RSS

Comunicação Perfeita


Por: Natacha Dominato

"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna". João 4.14

Em algum momento você já parou para pensar para que serve a comunicação?

A comunicação tem por finalidade o relacionamento das pessoas entre si, transformando - se mutuamente e também a realidade que as rodeia, através da comunicação as pessoas podem trocar experiências, idéias e sentimentos.

Porém, para que se estabeleça a comunicação são necessários alguns elementos, são eles: o contexto, o emissor e o receptor, a mensagem e o meio, entretanto em alguns momentos da comunicação o ruído também acontece.

O contexto é formado pela realidade ou situação onde a comunicação se realiza e tem um efeito transformador, já o emissor é aquele que transmite a mensagem enquanto o receptor a recebe, a mensagem é o que eles desejam compartilhar enquanto que o meio é a forma como o interlocutor vai transmitir a sua mensagem seja ela através da fala ou dos gestos .

No capítulo quatro de João, Jesus sai da Judéia com destino a Galiléia, porém para chegar ao seu destino era necessário atravessar a província de Samaria. É neste momento então que Jesus atinge o objetivo da comunicação ao transformar a mulher samaritana e todo o seu redor.

O contexto em que a vida daquela mulher se apresenta era muito triste porque ela já tinha tido cinco maridos e homem que com ela estava também não era seu marido.

Além deste fato o contexto daquela região era: mulheres inferiores aos homens, os judeus não falavam com os samaritanos e nenhum homem respeitável, ainda mais um Mestre, falaria com uma mulher socialmente rejeitada.

Todavia, Jesus tinha algo a dar aquela mulher: Água Viva.

Contudo, quando o diálogo é estabelecido à mulher samaritana estranha o fato de um judeu falar com ela e fica de sobressalto quando Jesus afirma que se ela aceitar a Água Viva ela jamais voltará a ter sede.

Porém, a mulher samaritana não entende o que Jesus quer dizer e é ao que o ruído se estabelece, por que esse elemento ocorre quando o receptor não consegue entender a mensagem claramente.

Jesus então explica o que Ele quer dizer quando fala em Água Viva e neste momento tal é a sua compreensão que naquele mesmo instante a mulher samaritana quer que outros venham também entender a mensagem.

Todos os elementos da comunicação e o objetivo da comunicação acontecem de forma perfeita e o desejo de todos os crentes deve ser sempre fazer a comunicação do amor de Deus e de sua transformação de uma maneira perfeita, para que no transmitir da palavra não haja o ruído.

Os crentes devem buscar a comunicação perfeita não só pelo falar como também no agir.

http://www.youtube.com/watch?v=RVLwB2w0FMQ
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário