RSS

Feliz Natal e um 2011 repleto de bênçãos do nosso Deus

Mais um ano chega ao fim e por conta disso queremos agradecer a cada um que esteve conosco visitando, indicando, sugerindo ou de algum modo participando para que o blog da Unijovem Pibpp fosse uma realidade neste ano de 2010.

Queremos desejar a todos um Feliz Natal com Cristo e um Ano Novo repleto das bênçãos do nosso Deus.

E informá-los que a equipe do blog entrará de férias e só voltaremos a atualizá-lo no dia 06 de janeiro, contamos com a compreensão de todos e continuem conosco porque é um prazer receber a sua visita todos os dias.

Se você tem alguma sugestão ou crítica ao nosso blog não deixe de fazê-lo queremos sempre fazer o melhor para Deus.

Que Deus te abençoe

Equipe Blog Unijovem Pibpp

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Um Milagre Aconteceu

Por: Tania Amaral Araújo

Há um momento na história em que nem a terra nem o céu jamais esquecerão. O momento em que Deus, o Verbo Eterno, com seu inenarrável amor, sua Sabedoria, poder e misericórdia, se tornou um ser humano e nasceu aqui na terra como um bebê.

A terra recebeu a sua glória, a glória D’aquele que é o Único, que veio do Pai, cheio de graça e de verdade. Esta maravilhosa história de uma criança Santa, que nasceu em uma humilde manjedoura é a Razão do Natal. Este Maravilhoso Presente, vindo do céu, é o Maior dos Milagres, que hoje celebramos!

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu: o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz!” Isaias 9,6


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Aliviando a Bagagem

Por: Gabriel de Carvalho


Texto Base: Salmo 23

a) Introdução

Certa vez disse Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

- Como no Salmo de Davi, o convite de Jesus é genérico e extensivo a todos. Vejamos como nos livrarmos de algumas das bagagens do nosso dia-a-dia.

b) Quem era Davi, o escritor do Salmo 23?

1. Filho de Jessé: "E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi." (Rute 4 : 22); Jessé era homem valoroso. Proprietário de terras, não um latifundiário, mas tinha o suficiente para o seu sustento e de sua família. Possuía alguns filhos, dentre eles Davi.

2. Pastor de Ovelhas: "Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui." (I Samuel 16 : 11). Até oportuna a cena. Todos os filhos de Jessé se apresentaram ao profeta. Homens valorosos. Habilidosos na arte da guerra. Grande estatura; mas o Senhor não se importou com este “pequeno” detalhe.

3. Um homem comum, a não ser por seu coração: Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. (I Samuel 16 : 12). "E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade." (Atos 13 : 22). Este era o maior predicado de Davi. Tinha um coração contrito e quebrantado diante do Senhor, tanto que escreveu “Sacrifícios agradáveis a Deus são um coração quebrantado e contrito. O Coração quebrantado e contrito não desprezarás o Senhor” (Salmo 51:17)

4. Rei de Israel, ungido e escolhido pelo Senhor; "Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei." (I Samuel 16 : 1)

· Diante das características acima apresentadas, gostaríamos de reforçar uma de suas melhores qualidades. Davi era um excelente Pastor de Ovelhas. Por vezes Davi teve de cuidar de suas ovelhas inclusive colocando sua vida em risco (“Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava” – 1ª Samuel 17: 34-35). Como pastor, Davi conhecia a necessidade e fraqueza de suas ovelhas. Diante disto, moveu o Senhor seu coração para que comparasse o homem como ovelha; indefeso, inculto; e o Senhor como nosso Pastor.

a) "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará." (Salmos 23 : 1)

· Deus é perfeito em toda criação. Desde o início da vida procurou relacionar-se com o homem – a coroa da criação. Deste relacionamento muitos frutos positivos podem ser colhidos. Inúmeras bênçãos; Mas, como nos alerta o Salmista: Para desfrutarmos das bênçãos preditas no Salmo é necessário nos deixarmos dirigir pelo Pastor. ELE nos dará direção. Irá a nossa frente preparando um lugar agradável para o descanso.

· Tais palavras tão somente puderam ser escritas por deter Davi um relacionamento pessoal com o Senhor. Possuía intimidade com o Salvador. Quando parecia indesculpável seu pecado, o Senhor estendeu Sua mão, concedendo perdão completo para alma. Por suas palavras, fica claro que em todos os momentos cria o Senhor estar com ele. Tal fato foi visto diante de sua batalha contra o gigante Golias: "Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo." (I Samuel 17 : 37). Davi exclama. O Senhor é MEU pastor.

- Será que possuímos um relacionamento pessoal com o Senhor? Estamos íntimos do Mestre?


· - Além de Davi mencionar sobre o relacionamento que detinha com o Senhor, declara que existe tão somente um Deus. O único DEUS. Assevera ele: “O Senhor...”. Trata-se de um Salmo messiânico, ao qual aponta para Jesus como bom pastor. Só há um meio para salvação das almas: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14: 6)

· - O Pastor é único, relaciona-se pessoalmente. São as duas primeiras verdades que abstraímos do texto acima. Contudo quem era o SENHOR que Davi aqui se refere?

· - Quando escreve tais palavras, o Salmista está preocupado com o risco de nos enganarmos sobre o tamanho e características do nosso DEUS. Davi devota, neste Salmo, em torno de 105 palavras para explicar as duas primeiras “O Senhor”. Não é o Senhor:

o Um gênio em uma Garrafa que é movido tão somente por nossa conveniência. Logo após o uso ele vai para sua garrafa. Quantas pessoas têm procurado relacionar-se com o Senhor com o fim de garimpar bênçãos, e, logo após a encontrarem, tornam-se apóstatas na fé.

o Um doce vovô com seu coração mole, seus bons conselhos, contudo, cansado e dorminhoco. Enquanto acordado é maravilhoso, mas, quando está acordado? Temos olhado para um Deus que dorme? Não! Ele prometeu estar conosco todos os dias!

o Um pai ocupado que parte na segundo e volta aos sábados; viagens, reuniões de negócios. Assim, o domingo se torna o dia especial, em que tudo deve ser colocado em ordem para ser bagunçado na semana que segue;

· - Realmente não é o Senhor nenhuma das assertivas acima. Antes, no original (Hebraico) conseguimos vislumbrar a profundidade da palavra Senhor; Este termo, utilizado por Davi é, nada mais, nada menos, que o Nome próprio do Senhor DEUS.

· - Você pode me chamar do que bem entende, contudo, para que seja eu chamado pelo nome, deverá pronunciar Gabriel. O povo sempre se questionou a respeito do nome de Seu Criador. Conheciam o Eterno como EL, EL SHADDAI, ELOHIM, mas, após um diálogo entre o Senhor e Moisés, outra impressão se pôde tirar: “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êxodo 3:14-15).

· - Era o nome do Senhor representado pelo Tetragrama YHWH, que, posteriormente recebeu as vogais de Adonai, sendo conhecido como YahWeh. Era tão especial esta pequena palavra para os Israelitas que, em praticamente todas as situações, substituíam sua pronúncia e escrita pelos nomes acima descritos. Em sendo extremamente necessário, os escribas se banhavam antes de o escrever, e logo após destruíam a pena. Nunca o Senhor revelou uma significação para Seu nome. Alguns estudiosos da Palavra chegaram a conclusão que tal nome é uma combinação da forma verbal presente EU SOU e do causativo EU CAUSO O EXISTIR. Deus é aquele que está antes mesmo do existir. Um eterno presente é o Senhor.

· - Deus não muda. O Salmista declara: “Mas tu és o mesmo” (Salmo 102:27) "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1 : 17) “Antes que os montes nascessem, ou que tu formaste a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és DEUS” (Salmo 90:2).


· - Davi está dizendo: “O Deus que é, era e será; criador e sustentador de tudo o quanto existe é meu pastor”.

· Não temos um Deus pequeno. Ele é capaz de colocar 100 bilhões de estrelas em nossa galáxia, e 100 bilhões de galáxias no universo. Você precisa de um DEUS que possa moldar dois punhados de carne em 75 a 100 milhões de células nervosas, cada uma com 10.000 conexões com outras células nervosas, colocar isto em um crânio, e chama-lo de cérebro. Este é o Senhor que Davi se referia.

b) "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará." (Salmos 23 : 1)

· - Em sendo o Senhor nosso pastor, logo, somos suas ovelhas, que por sua vez, gostamos de fazer as coisas do nosso jeito. Certa vez disse o Profeta Isaías: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho” (Isaías 53:6).


· - Não pense você que ovelhas são animais obstinados. De todos os animais que o Senhor criou, a ovelha é um dos quais não detém capacidade de cuidar de si próprio. Ovelhas são tolas. Nunca vi nenhum circo de ovelhas! Você já? Além disso, ovelhas também são indefesas. Não possuem presas ou garras.

· - O modo com que cuidava das ovelhas lembrou-lhe o modo como Deus cuida de nós. Davi regozijou-se ao dizer: O Senhor é meu Pastor; logo, ao fazê-lo, deu a entender, “Eu sou uma ovelha”.

· - Faça este simples teste mental e responda se é ou não uma ovelha no contexto do salmo: a) Você pode controlar seu ânimo? (Você escolhe quais dias da semana irá ficar triste, amuado, contente, otimista); b) Você vive em paz com todos? (Todos seus relacionamentos são doces e agradáveis); c) Você não tem temores? (É frio, não se preocupa com nada); d) Não precisa de perdão? (Você nunca fez nada de errado). Bom, diante de suas respostas, gostaria que repensasse: Você não pode controlar seu ânimo; alguns de seus relacionamentos são instáveis; Você tem temores e faltas; Enfim, creio que seja realmente uma ovelha como eu.


· - E o pastor? Quem é o pastor? Os pastores do oriente passam uma vida solitária. Eles vagueiam por lugares muito distantes das habitações a procura de pastagens. Têm o dever de proteger os seus rebanhos de dia e de noite. O pastor, logo de manhã, faz sair as ovelhas do seu aprisco de ligeira construção, e chamando-as as conduz e elas o seguem porque lhe reconhecem a voz (Jo 10:1-5). Elas seguem atrás do seu guardador. Se uma ovelha se desgarrar do rebanho é dever do pastor procura-la até a encontrar (Ez 34.12 – Lc 15.4). O Pastor conduz às ovelhas ao descanso e as guarda durante a noite.

- Assim, notadamente, Davi se referia a um Deus-Pastor, que detém o controle de todas as coisas em Suas mãos, motivo pelo qual devemos confiar.

c) "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará." (Salmos 23 : 1)

· - Atualmente se percebe o aumento constante de membros em igrejas que pregam tão somente boas palavras. Não existe mais a preocupação com o pecado, tão obstaculizado pela igreja primitiva.

· - As pessoas têm somente olhado para as promessas que a palavra faz, no sentido de prosperidade, riqueza, vitórias, mas se esquecem de um princípio básico da vida: Para que haja vitórias, batalhas irão ocorrer. Quando o Rei-Pastor diz nada, devemos compreender tudo. Não nos faltarão vitórias, contudo virão batalhas. Não nos faltará alegria, mas a tristeza poderá ocorrer em nossos corações.


· - Jesus havia alertado aos seus discípulos: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16 : 33). Preferiu o Senhor não livrar Daniel da cova dos leões, mas guarda-lo em segurança na cova. O próprio salmista, em um momento seguinte não descarta a possibilidade de andar pelo Vale da Sombra da Morte. Disse Jesus “"Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28 : 20).

· D Davi estava dizendo: “O QUE TENHO EM DEUS É MAIOR, BEM MAIOR QUE O QUE NÃO TENHO NA VIDA

· - Algumas pessoas interpretam “nada nos faltará”, tão somente no sentido material, contudo pela doutrina da mordomia devemos entender que:

a) Seus bens não são seus: Pergunte a qualquer diretor de casa funerária. Ninguém leva nada consigo. "Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão." (Eclesiastes 5 : 15);

b) Seus bens não são você: Jesus havia alertado: “A vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” (Lc 12.15)

“Certa vez um homem foi pedir conselho a um sábio pastor. Ele se achava em meio de um colapso financeiro: Perdi tudo, lamentou. Disse o pastor: Estou muito triste por ter pedido sua fé. O homem logo o corrige. Não, não perdi minha fé. Então replicou-lhe o pastor: Bem, sinto muito por ter perdido seu caráter. Eu não disse isso. Ainda tenho o meu caráter, respondeu o homem. Que pena que perdeu sua salvação. O homem, alterando sua voz disse: Eu não perdi a minha salvação. O pastor, baixando sua voz disse: Você tem sua fé, seu caráter e sua salvação, parece-me que não tenha perdido nenhuma das coisas que realmente importam”.

Por que então descarregarmos nossas bagagens, ou depositarmos diante do Senhor?

a) Temos Descanso: "Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas." (Salmos 23 : 2) Comenta Champlin que para uma ovelha ter descanso é necessário uma série de condições: i – Nada de predadores; ii – Nenhuma tensão no rebanho; iii – Nenhum inseto no ar; iv – Nenhuma fome no estômago;

· Sem o Pastor a ovelha não poderia ter descanso. Nem nós poderemos achar descanso sem confiarmos no Senhor. Não conseguiremos descansar nossos ombros das mochilas do pecado, da culpa, se não confiarmos nossas aflições e ansiedades no Salvador de nossas vidas.

· O foco é nosso principal aliado "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Isaías 26 : 3). Faça o teste. Diante de uma folha de papel branco, coloque um pequeno sinal preto. O que verá? A folha branca? Não, o sinal. Deixamos que as marcas escuras da vida venham a eclipsar o espaço em branco.

· Como Pedro nós vemos as ondas ao invés de vermos o Salvador andando sobre elas. Como os discípulos de Jesus, preocupamo-nos com pão e peixe, e nos esquecemos que fomos enviados por Aquele que todas as coisas criou e que prometeu não desamparar o justo "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." (Salmos 37 : 25)


· Pastagens verdejantes não era o relevo natural da Judéia. Os montes à volta de Belém, onde Davi guardava o seu rebanho não eram verdes e viçosos. Ainda hoje, são pálidos e tostados. Qualquer pasto verde na Judéia é trabalho de algum pastor. Ele limpou o terreno, cultivou, e aguardou. Portanto é como se Davi estivesse dizendo: Meu pastor me faz deitar em seu trabalho terminado.

o Com suas mãos marcadas pelos cravos, Jesus criou um pasto verde para nossa alma. Ele cortou a condenação, derribou o pecado, venceu a morte. No lugar plantou graça e misericórdia. O Senhor lhe convida para descansar sua alma nos pastos preparados por Jesus. "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar." (João 14 : 2)

b) Temos Direção: “Guia-me mansamente às águas tranqüilas"Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome."(Salmos 23 : 3)

· - É diametralmente avessa à tranqüilidade a preocupação. Diversas são as preocupações do homem. Partindo de sua vida pessoal, seus relacionamentos, sua vida profissional, enfim, a preocupação divide a mente.

· - No original, preocupação é definida como merimnas, da junção de duas outras palavras cujo significado é “divide” e “mente”. A preocupação reparte a nossa energia entre as prioridades de hoje e os problemas de amanhã. Parte de nossa mente está no agora; parte está no amanhã. Jesus indagou: "E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?" (Mateus 6 : 27).

· - A preocupação nunca clareou um dia, nunca resolveu um problema ou curou uma enfermidade. Como então resolver o problema da ansiedade? Guia-me é a palavra utilizada por Davi. Deus não está atrás de mim gritando “Vai”. Ele está adiante de mim convidando “Venha”.

· - Ele nos diz o que precisamos saber, quando precisamos saber; "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." (Hebreus 4 : 16). Deus concede ajuda no tempo oportuno. No momento exato. Diante disso, sabendo que Deus fará a coisa certa na hora certa devo desfrutar o presente. Dê sua atenção ao que Deus está fazendo agora e não se preocupe com o que poderá ou não acontecer amanhã.

· - Certa vez meu Superior me disse: “Encare os problemas de hoje com a força de Hoje. Não comece a atacar os problemas de amanhã, até amanhã”. "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6 : 34).

· - A vereda da justiça é uma trilha estreita; sinuosa, subindo um monte íngreme. No cume do monte há uma Cruz. Ao pé da cruz estão nossas bagagens. Justiça ou retidão é o que Deus é: Deus é um juiz justo (Salmo 7.11); O Senhor é justo e ama a justiça (Salmo 11.7); A justiça de Deus permanece para sempre (Salmo 112.3). Iria o Deus justo passar a eternidade ao lado daqueles que não o são? "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;" (I Pedro 3 : 18).

· - I Interessante ressaltar que tudo quanto o pastor faz, o faz por amor do Seu nome. Deus nos guarda e dirige em decorrência e consonância com seu caráter. Ele recebe toda a reputação por causa da sua grande consciência. "O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio." (Provérbios 8 : 13); "Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas." (Provérbios 16 : 5). Não temos no que nos gloriar senão na Cruz de Cristo "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." (Gálatas 6 : 14). O Salmista diz implicitamente... ELE me guia, Ele me faz deitar, Ele refrigera minha alma;

c) Temos Refrigério: "Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”. (Salmos 23: 3)

· - Refrigério é definido pelo Dicionário Aurélio como “o ato de refrigerar, Confortar, consolar”. Conforto, consolo, nada mais é que restauração. Quando refrigerados nossa esperança renasce, nossa fé floresce, nosso ânimo reaparece. O Pastor refrigera minha alma. Ele nos dá conforto.

· - O Nosso maior conforto é compreendermos que somos "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;" (I Pedro 2 : 11). Não pertencemos a este mundo.

d) Temos Proteção: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (Salmos 23 : 4)

· - Em alguns momentos do ano o pastor deve conduzir suas ovelhas aos campos mais altos. O caminho é tortuoso, vales estreitos, mas o verdadeiro pastor está preparado.

· - Vara na mão e cajado preso ao cinto. Com uma tangerá o rebanho; com a outra protegerá e o guiará. A evidência principal e explícita é que poderemos passar pelo vale da sombra da morte. Assim, uma das certezas da vida é que passaremos, salvo a volta de Cristo, pela morte física. Algum dia nosso Pastor nos levará para sua casa através deste vale. "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," (Hebreus 9 : 27). "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14 : 2-3).

O - Senhor Jesus se empenha em nos levar ao lar. Não delega esta função. Fará com suas próprias mãos. "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." (Filipenses 4 : 6). E mesmo andando por este caminho, ELE estará conosco. Certa vez alguém disse que solidão não é a ausência de faces, mas a de intimidade. “Não te deixarei (Gênesis 28.25)”. “Não desampararei meu povo (Reis 6.13)”;

e) Temos Provisão: "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda." (Salmos 23 : 5).

· - A mente de Davi parece estar se demorando no campo alto com as ovelhas. Havendo guiado o rebanho para o cimo da montanha, em busca de pastos mais verdes, ele recorda as responsabilidades adicionais do pastor. Ele deve preparar a pastagem. O pastor investiga se há correntezas fortes; se há plantas venenosas; animais ferozes;

· - A bem da verdade, o pastor prepara a mesa. O Senhor Jesus preparou uma mesa antes de derrotar nosso principal inimigo, o diabo. O fez na presença dele (Judas estava à mesa, mas não ficou à mesa).

· - Há aqui a descrição de um homem sob a guarda de seu hospedeiro. Quando, no oriente médio e próximo, havendo perseguição, aquele que conseguisse, ao menos, tocar a tenda de outrem, estava liberto de seu castigo enquanto permanecesse na casa. Os seus inimigos o viam, mas nada podiam fazer. Assim também fez o Senhor por nós quando nos livrou do reino das trevas. Satanás nada mais pode fazer, pois fomos comprados a preço de sangue; "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (I Coríntios 6 : 20).

· N o antigo Israel, os pastores utilizavam o óleo para três finalidades: a) Repelir insetos; b) evitar conflitos e c) curar machucados. As moscas de focinho podem, no verão, matar ovelhas. Depositam seus ovos sobre as narinas do animal, tornando-se larvas, incomodando o mesmo de forma indizível. Assim, para ver-se livre deste mal, baterão com as cabeças contra árvores, rochas, podendo chegar a óbito. Quando do seu acasalamento, as ovelhas se tornam animais arredios, rebeldes. Como medição de força e demarcação de liderança, colidem-se com as cabeças para que resvalem e não venham a se ferir. Em sendo feridas, o óleo tem propriedades curativas. Assim como as ovelhas, necessitamos de cuidado. Devemos levar nossos desapontamentos, que certamente se tornarão em feridas, diante do Senhor.

· O meu cálice transborda: Um cálice transbordante é um cálice cheio? Absolutamente. O vinho atinge as bordas e derrama-se pelas beiradas. A taça não é grande o suficiente para conter a quantidade. De acordo com Davi, nosso coração não é grande o suficiente para conter as bênçãos que Deus nos quer dar. Deus fez superabundar a graça! O Cristão não deve se preocupar com a falta de bênçãos dos céus.

-

· - Nosso cálice deve transbordar de esperança diante do Senhor "Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo." (Romanos 15 : 13). Este cálice era um forte símbolo nos dias de Davi. No Antigo Oriente, os hospedeiros usavam-no para enviar uma mensagem ao hóspede. Enquanto o copo permanecesse cheio, o hóspede sabia que era bem vindo. Mas quando o copo ficava vazio, sugeria ao hóspede que a hora era tardia. Quando o hospedeiro realmente apreciava a companhia do hóspede, ele enchia o copo até transbordar. Deus tem enchido nosso cálice até transbordar.

f) Temos Segurança: "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias." (Salmos 23 : 6).

· - Olhe, Davi não disse talvez, disse certamente. "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1 : 17).

· - Deus é o mesmo, em todos os momentos. Não muda, não varia. Permanece fiel em Seus planos e promessas. Bondade e misericórdia são os dois cães pastores que guardam a retaguarda do rebanho. Não apenas bondade, por que somos pecadores; necessitamos de misericórdia. Não apenas misericórdia, porque somos frágeis e necessitamos de bondade. Certa vez disse alguém: “Bondade para suprir toda carência. Misericórdia para perdoar todo o pecado. Bondade para prover. Misericórdia para perdoar”. Ambas seguirão os filhos de Deus em todos os dias de sua vida. Até concluirmos a carreira; combatermos o bom combate e guardarmos a fé, como escreveu o apóstolo Paulo, partindo assim, para nossa “pátria que está no céu” (Felipenses 3.20).

C Conclusão:

P Por que então nos despojarmos das bagagens da vida? Para que possamos viver conforme os ensinamentos do Apóstolo Pedro, seguindo os passos de Jesus, e nas palavras de Paulo em Gálatas 6.17, trazendo no corpo as marcas de Cristo. Se confiarmos no Deus que existe e cria, sabendo que se relaciona pessoalmente com suas ovelhas, as dando descanso, direção, refrigério, proteção, provisão e segurança, estaremos vivendo as palavras de Jesus “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11:28). Estaremos realmente Aliviados para produzirmos ótimos frutos para o Reino neste ano que se inicia. Solte suas cargas e amarras.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS