RSS

Como Vasos de Barro

Por: Departamento de Comunicação

No sábado, 19/03, a Unijovem esteve na missão do Jardim Ana Jacinta. Cerca de 40 pessoas estiveram no culto, o irmão Everton Correia dirigiu o culto, o grupo Haggios, os irmãos Marcela Picoli e Oswaldo Moreira fizeram um dueto e o Conjunto Unicentes também fizeram uma apresentação.

O irmão Oswaldo Moreira, foi o responsável por trazer a mensagem está logo abaixo.

Texto: Jeremias 18.1 a 6

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:

Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebr ou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão

do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Em tempos de aflições, sejam elas causadas por mãos humanas ou por obras da natureza, é comum repentinamente pensarmos em respostas, soluções para tal problema que envolve seu bairro, seu estado, pais... O mundo. Estes são problemas externos, que inicialmente afetam apenas o visível. O grande perigo esta nos invisíveis que são pecados, pois estes são internos e atacam a tua Alma.

Problemas externos podem ser desgastantes, dolorosos e etc. Porém, os que tocam a alma mexem na sua estrutura, te tiram da presença de Deus e este, é o pior acontecimento na vida do homem.

É interessante que a maioria, se não todos os problemas que mexem com a alma, o pecado, são decorrentes de escolhas, decisões a serem tomadas.

No principio tudo era perfeito. – Eva escolheu comer o fruto. Gen 3.6;

Judas escolheu trair Jesus. Marcos 3.19;

A Esposa de Ló escolheu olhar para trás. Gen 19.26;

O povo de Israel escolheu ter um rei. I Sm 8.5;


Escolheram pecar / continuar pecando com escolhas que prejudicam a alma, que ferem o vaso...

A Mensagem que foi designada a Jeremias naquele tempo, chega a você hoje. A mensagem que da uma oportunidade de Nova vida, de arrependimento...

Nos versos que lemos encontramos dois vasos:

1- O velho, deformado, com erros e fissuras. 2- O novo, que foi refeito do zero, perfeito.

O Primeiro vaso citado faz referencia a Israel e tem grande semelhança com a nação de hoje que, por fazer sua própria vontade, praticar seus pecados descontroladamente, foi destruída e levada para o Exílio babilônico porém, depois retornou a Jerusalém e passou a ser reconstruída, que Significa agora o novo vaso que Depende de Deus.

O pecado do Homem de hoje, tem afastado ele de Deus, tem feito do seu corpo e alma, um vaso podre, cheio de imperfeições, cheio de arestas quebradas, cheio de buracos. A cada mentira, fornicação, dissimulação.

O vaso tem se formado cada vez mais cheio de pecado e acostumado com este ciclo vicioso do pecar.

Cada vez mais cheio de pecado, até se destruir sem passar pelo processo de reconstrução de um novo vaso.

Talvez você conheça alguém que tenha passado por uma reestruturação.

Alguém que era de um jeito e mudou. Que tenha sido quebrantado, mudado suas atitudes, aparência, futuro e etc... Porque é isso que Deus faz. É isso que ELE quer fazer hoje.

O primeiro vaso é uma vida sem Cristo. Egoísta, carnal. O segundo vaso, este foi restaurado, quebrado e feito outro no lugar. Assim como houve um José como vaso quebrado, e depois um José NOVO no Egito. Um Saulo fariseu e um Paulo Cristão. Um Cefas emocional que fora transformado passou a ser um Cefas Espiritual.

Com estes homens Exemplos eu aprendo que:

1º Vaso

2º Vaso

Antes de Cristo

Depois de Cristo

A imagem e semelhança do homem

A imagem e semelhança de Deus

Sua natureza é carnal

Sua natureza é espiritual

Vive segundo sua vontade

Vive segunda a Vontade de Deus

Vive para si mesmo

Vive para Deus e os outros

Não tem tempo para Deus

Seu tempo é de Deus

Não tem vida espiritual

Cuida sua vida espiritual

Não lê nem medita na Escritura

É fiel na leitura e meditação da Escritura

Não ora nem intercede pelos demais

Cuida de orar e interceder pelos outros

É rebelde

É submisso

É orgulhoso

É humilde

Ama-se a si mesmo

Ama a Deus e aos demais

É vingativo

É perdoador

É teimoso

Reconhece seus erros

É vaidoso e consumista

É generoso e desprendido

É de mau caráter

É afável e bondoso

É desesperado

Espera no Senhor

Vive na ilusão e na hipocrisia

Vive na verdade e sinceridade

Cheio de si mesmo

Cheio de Deus

Procura o pecado

Vive em santidade

Seu compromisso é com o mundo

Seu compromisso é com o reino Deus

Exemplo: Saulo sem Cristo

Exemplo: Paulo em Cristo

Era blasfemador, perseguidor, e injuriador, 1Tm 1.13.

Foi constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios, 1Tm 2.7.

Vaso novo é aquele que constrói sua vida com Deus, o vaso velho: Sem Deus.

O Salmista descreve a evolução dos dois: Uma vida de novo vaso: Salmo 127. Uma vida de Vaso velho: salmos 128. – Aqui o Salmista mostra o contraste da vida do velho vaso e do novo vaso.

“Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer.
At 9.1-6.

Quando Saulo cai em terra, o vaso é quebrado e ele passa por uma reestruturação, é feito de novo. As coisas velhas já se passaram 2Cor 2.17.

Ele recebe uma nova vida, um novo nome, agora para honra e glória de Deus. Antes Saulo, agora um novo Vaso: Paulo.

“Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso.

Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.

2Tm 2.20-21.

Deus te convida hoje a ser vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra. É necessário que o antigo vaso saia de cena se não o Novo vaso não pode aparecer. Deus quer fazer de você um vaso novo. Tapar os furos, concertar as arestas quebradas, trazer paz, beleza para sua vida. Fazer de Você um Vaso novo, sem lembranças do passado.

No inicio do estudo, falamos sobre decisões que mexem com a Alma. Na parábola do jovem rico, Deus Diz: “Louco, esta noite pedirão tua alma...” Lc 12.20 - Isso é a morte.Hoje Deus te chama a uma decisão que vai mexer com a tua alma, trocar o seu coração e mudar sua vida. Ore neste momento pedindo a Deus que quebre seu coração e faça de você um vaso novo para honra e glória dELE.

Mais fotos do culto podem ser vistas no http://www.facebook.com/album.php?fbid=111658002248171&id=100002119142693&aid=20476




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário