RSS

Além de falar, praticar

Por: Matheus Martins

"O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração". Lucas 4:18

O que é Evangelização? Evangelizar é tarefa primordial da Igreja, principalmente quando ela entende o seu momento e o seu papel histórico e, por isso, se articula na sociedade como comunidade alternativa para “salvar” aqueles que perderam o horizonte da vida e não tem os referenciais acerca de Deus.

Transmitir o evangelho de Jesus Cristo a humanidade, para que elas assim possam conhecer a palavra de Deus para por fim entenderem, se converterem e serem salvas. Falar, louvar, orar e o principal com as nossas vidas.

Numeros 13: 1 e 2: Evangelização com as nossas vidas!!!

Contexto histórico:

No livro de Gênesis percebemos como nosso bondoso Deus cria o mundo, os animais e por fim coloca o ser humano como coroa da criação.

Ainda neste livro vemos como o pecado entra no mundo através de Adão e Eva e a promessa de Deus “que da semente da mulher nasceria aquele que esmagaria a cabeça da serpente” Gên 3.15.

Em Êxodo percebemos a maravilhosa história de Moisés que através do poder do Senhor livra o povo de Israel das mãos dos egípcios através das 10 pragas e abre o mar vermelho para que seu povo pudesse passar e estar livre.

Em Levitico temos todas as leis e regulamentos a respeitos de rituais e cerimônias.

Por fim entramos no livro de Números onde o povo de Deus esta prestes a entrar na terra prometida.

Quem iria entrar? E quais seus objetivos?

Então o Senhor fala a Moisés para enviar 12 homens de cada tribo para espiarem a terra de Canaã, esses homens são:

Da tribo de Rubem: Samua Da tribo de Zebulon: Gadel

Da tribo de Simeao: Safate Da tribo de José pela tribo de Manasses: Gadi

Da tribo de Júda: Calebe Da tribo de Dã: Amiel

Da tribo de Issacar: Jigeal Da tribo de Aser: Setur

Da tribo de Efraim: Oseias Da tribo de Naftali: Nabi

Da tribo de Benjamim: Palti Da tribo de Gade: Geuel

E no versículo 16 Moisés chama a Josué.

Objetivos traçados:

- Se o povo que la habita, é forte ou fraco?

- Se pouco ou muito?

- Quais são as cidades que lá habitam.

- Trazer um fruto da terra.

Ao fim de 40 dias voltaram os espias e vieram a Moisés e a Arão mostrando o fruto e contaram o que viram. A terra realmente mana leite e mel e muito boa, porém, o povo que nela habitava era muito poderoso e as cidades ao redor fortes e grandes.

Mediante a esse fato o povo começou a temer dizendo que não conseguiriam vencer tal povo. Josué e Calebe por sua vez sabiam que a vitoria viria do Senhor, entretanto povo e os demais espias estavam com medo e desmotivados.

Então o povo chorou e murmurou contra Moisés (Números 14: 6 e 7).

Naquela época Deus chamou 12, 13 homens, hoje Deus chama a todos para testemunharmos de Seu Amor, precisamos confiar nEle.

O mundo representa o povo de Israel.

Será que estamos do lado de Calebe e Josué ou do povo de Israel?

Antes de tudo precisamos ser discípulos

Lucas 14: 25 a 27.

Ser de Jesus não é fácil, pois seremos perseguidos, por isso para falarmos em evangelizar precisamos viver isso antes. Como está nossa leitura da bíblia a nossa comunhão com Deus?

Eu não posso falar de Deus se eu não tenho comunhão com ele.

- Josué e Calebe estavam sozinhos e no nosso dia a dia nós também estamos sozinhos.

Fazer a diferença

Josué e Calebe fizeram a diferença, no entanto só os dois entraram na terra prometida e como eles nós também onde estivermos devemos mostrar que somos diferentes e que temos Cristo em nossas vidas.

Sermos corajosos

Josué e Calebe estavam contra todos, só eles confiaram no Senhor. Como já dito vamos estar em menor número no mundo ai fora e por isso precisamos nos preparar e sermos corajosos. Essa virtude deve fazer parte de nossas vidas, não devemos ter vergonha de quando perguntados se somos evangélicos, de responder que sim.

Personalidade para dizer não: “vou não, posso não, quero não!”

Salmos 1.4

A Oportunidade de pregar o evangelho nem sempre vai existir, mas quando ela ocorrer devemos estar preparados e sempre lembrar da frase de Agostinho “precisamos falar de Cristo a todo o tempo, e se possível for".
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário