RSS

Os crentes de hoje

Por: Melanie Borges

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (1ª Timóteo 4.12)

Sempre ouvimos de todos que os jovens são o futuro. E é claramente compreensível: ainda não temos a direção certa das nossas vidas tomada, nem muita experiência na vida, e ainda não conhecemos muitas situações, que só com o passar dos anos viveremos.

Muitos jovens ainda não sabem o que querem, ou já tentaram várias coisas procurando aquilo de que realmente gostam, e, quando alvo de cobrança, muitos desistem de percorrer o caminho que escolheram para si.

Mas, quando olhamos para jovens crentes, temos uma outra perspectiva. João diz em sua primeira carta: “(...) Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” (2.14c) Aqui já percebemos que os jovens tinham um papel importante naquela igreja.

Russel Champlin diz: “Os membros mais jovens da congregação estão aqui em foco, a ‘mocidade’. Há vitória na mocidade. Ninguém precisa chegar à idade avançada e esperar que suas paixões se aquietem, a fim de obter a vitória moral. Os jovens são dotados de vigor e força, bem como de grande energia.” (O Novo Testamento Interpretado).

Os moços dessas igrejas às quais João escreveu eram abordados por várias correntes que distorciam a palavra de Deus. Mas percebam que o apóstolo diz que a Palavra tem permanecido neles.

Além desses, temos muitos outros exemplos de jovens que não esperaram ficar mais velhos, independentes, com família e conhecimento para fazerem sua parte naquilo que Deus desejava: José, Samuel, Davi, Josias, Daniel e seus amigos, Jeremias, Timóteo.

Todos esses exemplos nos mostram que a visão de Deus quanto aos jovens é de ação, de participação. Eles não tinham a Bíblia completa, e aqueles que foram profetas talvez não entendessem ou não compreendessem totalmente o que Deus estava falando.

Outros, como Davi e Daniel, viveram situações difíceis, sem entender o porquê. Ainda, os que foram líderes muito jovens tiveram decisões difíceis a tomar, como Josias. No entanto, tinham tão forte em si a certeza da presença e da soberania do Senhor, que se tornaram exemplos e transmitiram a palavra do Senhor não só na sua época, mas também para nós.

A igreja de hoje tem muito mais recursos do que qualquer servo de Deus na Bíblia jamais teve, e, mesmo assim, como colocamos dificuldades à nossa frente! Temos o Espírito Santo conosco, mas tantas e tantas vezes não conseguimos sentir Sua presença.

Não vamos esperar envelhecer, ter mais estudo, mais anos de igreja, que os pais se convertam ou que alguém nos chame para o trabalho. É preciso se envolver aos poucos, indo nas programações, ajudando no que for possível, orando a Deus e estudando a Sua palavra, se aperfeiçoando na sua vida na escola, faculdade, cursos, trabalho, para estar pronto na hora de pôr em pratica, seja na vida secular, seja na igreja.

E, como os jovens da Bíblia, saber que Deus tem o controle de nossas vidas, mesmo que para nós seja difícil perceber. Não somos chamados para ser os crentes de amanhã. Somos chamados para ser os crentes de hoje.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário