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I Coríntios 7, 8 e 9

Por: Gabriel de Carvalho

CASAMENTO

ATUALIDADE DE UM ENSINO

1 Coríntios 7

Duas principais tendências:

  • a) os ascetas, que pregavam que o sexo é pecaminoso em si;

  • b) os devassos, que ensinavam que a vida sexual nada tem a ver como vida cristã.
  1. A contemporaneidade dos ensinos bíblicos
  • A teologia paulina acerca da sexualidade, entretanto, não se aplica apenas àquele tempo, visto que as preocupações permanecem. Há aqueles que ensinem que o sexo é pecado.

NÃO SE PRECIPITE:

  • PAULO NÃO ERA CONTRÁRIO AO CASAMENTO.

  • Leia Efésios 5:22-23
  • 1 Timóteo 3:2-5.

  • Ele escrevia a partir da ética do ínterim – tudo deveria ser relativizado em face da volta iminente de Cristo. (p.e, Celibato – v. 1 e 26 e v.29)

2. Naturalidade do sexo

  • Deus planejou a instituição da família, que ocorre com o casamento (Gn. 2:24) monogâmico(v.2) e heterossexual.

  • Algumas culturas adotavam a poligamia e a poliandria, porém, vale ressaltar que tais estão em desuso, tendo em vista as complicações decorrentes deste estilo.

VEJA

  • “A Igreja Mórmon se distancia desses grupos e excomunga qualquer membro que seja encontrado praticando a poligamia. Embora atualmente a poligamia seja proibida em sua prática, a Igreja Mórmon nunca renunciou a poligamia como doutrina e acreditam que esse casamento será válido na próxima vida”. Fonte: http://www.igrejamormon.org/poligamia_mormon

Então, o casamento

  • No casamento cada cônjuge renuncia os direitos exclusivos sobre seu próprio corpo (v. 3-5), exceto quando é desrespeitado.

ú Veja: Artigo 1566

ú Art. 1.566. São deveres de ambos os cônjuges: I - fidelidade recíproca; II - vida em comum, no domicílio conjugal;... V - respeito e consideração mútuos.

Então, o casamento

  • Os Coríntios se obstavam de relações tendo como pretexto a religiosidade. O sexo era negado a visando não atrapalhar a comunhão com Deus ou o serviço no Seu reino.

  • Em se tratando de restrição religiosa, esta deveria ser por pouco tempo e de comum acordo. (v.5)

Casamento é desejável (v.7)

  • É uma concessão, não um mandamento (v.7).

ú Isto é, não é obrigatório, embora seja desejável pela natureza humana;

ú Se alguém quer ser “celibatário”, deve consultar a Deus e decidir; nos versículos 32 e 35 o apóstolo Paulo elogia o celibato, dizendo que este terá mais disponibilidade para investir no reino, porém ele não coloca o celibato como condição indispensável e nem se coloca como padrão, embora ele mesmo estivesse solteiro (viúvo).

Curiosidade:

  • Porém, apesar disso, houve vários avanços e recuos na aplicação desta prática eclesiástica, nomeadamente entre o clero secular, chegando até mesmo a haver alguns Papas casados, como por exemplo o Papa Adriano II (867-872). [12] No século XI, vários Papas, especialmente Leão IX (1049-1054) e Gregório VII (1073-1085), esforçaram-se novamente por aplicar com maior rigor as leis do celibato, devido à crescente degradação moral do clero, causada em parte pela confusão instaurada pelo desmembramento do Império carolíngio. Naquele período, houve padres e bispos que chegaram a mostrar publicamente que tinham esposas ou concubinas. [10] Segundo fontes históricas, durante o Concílio de Constança (1414-1418), 700 prostitutas atenderam sexualmente os participantes.[13][14][15].

Casamento e Separação

  • A separação que trata os versículos 10 e 11 refere-se à separação ascética, cometida por um dos cônjuges para o fim de servir ao Senhor.

ú Trata-se aqui, p.e, do caso de um dos cônjuges abominar a Palavra de Deus e blasfemar dia-a-dia contra o Espírito, de modo que a vida conjugal torna-se insustentável.

ú Como Jesus, Paulo tolera o divórcio em caso de pornéia (Prostituição, traição e adultério) (Mt 19.9).

ú Admite também a separação quando a iniciativa for tomada pelo cônjuge incrédulo (v15). Neste caso, o cônjuge abandonado tem direito a um novo casamento.

Casamento e Separação

  • Vejamos Deuteronômio 24:1-4

  • Levítico 5:17

  • “Não podemos esquecer que o Padrão de JESUS para o casamento é a perpetuidade”.

COMER OU NÃO:

EIS A QUESTÃO!

ATUALIDADE DE UM ENSINO

1 Coríntios 8

Um princípio enunciado:

  • Paulo aproveita a ocasião para enunciar um princípio, a saber: embora a vida se derive de Deus, restrições que se lhe imponham podem ser necessárias ao crente, com o fito de se evitar escândalo para um irmão mais fraco, isto é, evitar que ele tropece.

O Ídolo nada é! (v.4)

  • Feita a advertência o apóstolo volta ao ponto referido no vers. 1. Têm razão em ensinar que todos os ídolos e, com efeito, todos os chamados deuses e senhores, nada são (4). Há um só Deus (6).

  • Havia um ponto de dúvida: A produção e distribuição dos alimentos, especialmente da carne, seguiam um roteiro comum: iam direto para os templos, onde eram sacrificados aos ídolos (demônios como falou Paulo) e utilizados para fins litúrgicos, consumidos pela elite religiosa. O excedente era encaminhado a venda nos mercados. A questão:

O Ídolo nada é! (v.4)

  • Os cristãos podiam comprá-los, prepará-los e consumi-los? A resposta de Paulo é sim! (v.10.25). Se um cristão fosse almoçar ou jantar na casa de um pagão e este pusesse à mesa esses produtos, o cristão deveria comê-los? Claro (v.10.27). Paulo mesmo os comia (v.10.30).

  • O Critério deveria ser alterado se, antes da compra ou antes da refeição, alguma pessoa voluntariamente informasse a origem dos produtos, o cristão faria bem se abstivesse, não por causa dos alimentos, mas por causa do escândalo que a prática poderia originar – cuidado com os escândalos – v.10.32.

PRIVILÉGIOS DO APOSTOLADO

ATUALIDADE DE UM ENSINO

1 Coríntios 9

Missões: Ai de Nós!

  • Os coríntios tinham uma crítica a fazer: Que Paulo estaria pregando para viver financeiramente desta pregação, derivando daí a segunda: que ele pregasse em busca de fama.

  • Como solução, Paulo não recebeu sequer um centavo daquela igreja exercendo sua profissão (construtor de tentas) para se manter.

  • Para segunda crítica Paulo se vale das palavras de Jesus em Lucas 17.10.

  • O FATO DE FAZERMOS MISSÕES PERMITIU QUE AINDA EXISTAMOS COMO IGREJA.

LEIAMOS: 1 Co 9:19-23

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