RSS

2º Carta de Paulo aos Coríntios

Por: André Mendonça

Introdução

- Paulo visitou Corinto em sua segunda viagem missionária e lá fundou uma igreja. At 18.1;

- A primeira carta aos coríntios é voltada boa parte aos problemas específicos que Coríntios vivia. (Questões de doutrina, prática e divisão da igreja).

- Tal visita foi dolorosa tanto para Paulo como para a igreja.

- Então ele planejou a terceira visita, porém, devido a sua demora, escreveu 2º Coríntios. Depois de escrevê-la, Paulo visitou Corinto mais uma vez. (At. 20:2-3)

- Esta segunda carta, Paulo abre seu coração para mostrar os sentimentos fortes em relação aos coríntios, e mais ainda para com o Senhor.

2 Coríntios 1

Vers. 1-2. Como de costume Paulo inicia esta carta saudando a igreja de Coríntios e aos santos de toda a Acaia, juntamente com Timóteo.

Vers. 3-5. Paulo agradece as consolações de Deus, pois assim ele consolava aqueles que estavam passando por tribulações.

Vers. 6-7. Paulo explica que da mesma forma que ele e seus companheiros foram consolados por Deus, quando os crentes de Coríntios sofressem por sua fé, Deus também os consolaria.

Vers. 8-10. Paulo mostra novamente sua confiança em Deus, mesmo em meio a tantas dificuldades enfrentadas na Ásia, mais não dá detalhes de suas aflições. (2 Cor. 12: 9-10)

Vers. 11. Paulo pedia orações por si e por seus companheiros quando viajavam para divulgar a palavra de Deus.

Vers. 12-14. Paulo conhecia a importância da honestidade e sinceridade nas palavras, onde a crítica construtiva era necessária para igreja de Corinto. (Verdadeiros e transparentes)

Vers. 15-17. Paulo havia feito recentemente uma visita programada a Corinto, mais essa visita foi muito dolorosa tanto para ele como para a igreja. (2:1) (2:3,4)

Vers. 18-19. A mudança de planos de Paulo levou alguns de seus acusadores a dizer que ele não era confiável, esperando assim tirar sua autoridade.

Vers. 20. Paulo cita que todas as promessas que Deus fez foram cumpridas. E por Jesus Cristo ser fiel em seu ministério, assim Paulo queria ser também no seu.

Vers. 21-22. O Espírito Santo garante que pertencemos a Deus.

Vers. 23-24. A igreja de Corinto escreveu uma carta a Paulo questionando-o sobre sua fé.

Diferenças entre 1º e 2º Coríntios.

1 Coríntios

2 Coríntios

Prática

Pessoal

Enfoca o Caráter da igreja de Corinto.

Enfoca Paulo ao expor sua alma e falar de seu amor pela igreja de Corinto.

Lida com questões do casamento, da liberdade, dos dons espirituais e da ordem na igreja

Lida com o problema dos falsos mestres.

Paulo defende sua autoridade e a verdade de sua mensagem.

Paulo fornece instruções em assuntos relacionados ao bem estar da igreja.

Paulo dá seu testemunho porque a aceitação de seu conselho é vital para o bem estar da igreja

Contém conselhos para ajudar a igreja a combater as influências pagãs na pecadora cidade de Corinto.

Contém um testemunho para ajudar a igreja a combater a devastação causada pelos falsos mestres.

2 Coríntios 2

Vers. 1-2. A frase não ir mais ter convosco em tristeza, indica que ele já havia feito uma vigem difícil a Corinto. (Intrigas e falsos crentes)

Vers. 3-4. Paulo demonstra nesta última carta aos Coríntios o amor que tinha pelos irmãos.

Vers. 5-11. Paulo explica a igreja que se alguém foi contra ele, estava na hora de perdoar e consolar, depois de muitas repreensões feitas pela igreja. Deve-se aplicar a disciplina na igreja para ajudar e a mantê-la pura e auxiliar as pessoas rebeldes a se arrependerem.

Vers. 13. Tito era um grego convertido a quem Paulo muito amou e confiou. Paulo se encontrou novamente com Tito na Macedônia, e as Boas Novas que recebeu de Tito o levou a escrever esta carta dolorosa a Corinto.

Vers. 14. Paulo agradeceu a Deus por seu ministério, por seu relacionamento com os crentes de Corinto e pelo modo como Deus o usou para ajudar as pessoas onde quer que ele fosse, apesar de tantas dificuldades enfrentadas.

Vers. 15. Quando os cristãos pregam a palavra de Deus para alguns é bom e agradável, mas para outros ela é repulsiva.

Vers. 16-17. Para os que estão se perdendo, é um mau cheiro que mata; mas, para os que estão sendo salvos, é um perfume muito agradável que dá vida. Então, quem é capaz de realizar um trabalho como esse? Nós somos como muitas pessoas que entregam a mensagem de Deus como se estivessem fazendo um negócio qualquer. Pelo contrário, foi Deus quem nos enviou, e por isso anunciamos a sua mensagem com sinceridade na presença dele, como mensageiros de Cristo.

2 Coríntios 3

Vers. 1-3. Alguns falsos ensinadores começam a levar cartas de recomendação forjadas para autenticar sua autoridade. (3:2)

Vers. 4-5. Paulo diz que toda a nossa capacidade vem de Deus, e que como testemunhas de Cristo, precisamos do caráter e da força especial que somente Deus pode dar.

Vers. 6. A frase “a letra mata e o Espírito vivifica” significa que tentar ser salvo mantendo as Leis do AT terminará em morte. Pois somente crendo em nosso Senhor Jesus Cristo uma pessoa pode receber a vida eterna.

Vers. 7-11. Paulo contrasta a glória dos Dez Mandamentos com a glória da nova aliança. Se a lei que leva à morte era gloriosa, quão glorioso é o plano de Deus, que nos dá vida por intermédio de seu Espírito. Pela fé podemos ser justificados diante de Deus.

Vers. 12-16. Paulo nos diz que quando alguém se torna cristão, o véu é retirado (3:16), dando vida e tornando-a eternamente livre da escravidão.

Vers. 17-18. Por confiar em Cristo, somos amados, aceitos, perdoados e livres para viver para ele. “Onde está o Espírito do senhor, aí há liberdade”. Aprendendo sobre a vida de Cristo, podemos entender a Deus e perceber como Ele é maravilhoso. Á medida que o nosso conhecimento se aprofunda, o Espírito Santo nos ajuda a mudar, e assim caminhando rumo a santificação.

Fonte: Bíblia - Aplicação Pessoal e Bíblia de Estudo Novo Testamento Linguagem de Hoje

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário