RSS

Ensinamentos de Jesus para as nossas vidas

Por: Matheus Martins

Mateus 4: 1 a 11

Contexto histórico

Se nós fizermos rapidamente um retorno aos capítulos anteriores, nós vamos ver no capitulo um a genealogia de Jesus comprovando verdadeiramente que o filho de Deus vem da descendência de Davi, já no final do capitulo e entrando no capitulo 2 vemos o nascimento de Jesus, cumprindo assim mais um mandamento de Genesis 3:15, que da semente da mulher nasceria aquele que esmagaria a cabeça da serpente. Já no capitulo 3 Jesus é batizado por João Batista, para nos dar o exemplo e finalmente entramos no capitulo 4 onde Jesus é conduzido pelo Espírito para ser tentado pelo Diabo.

Diabo: adversário de Deus procurando alienar o homem do seu criador, ele tenta a humanidade, com o objetivo de produzir a sua queda e destruição. Nesta passagem é travado realmente um duelo entre dois reinos: o reino de Deus e o reino do mal. (comentário).

Ler versículos 2, 3 e 4 – Necessidade Física: fome

1° Quem criou tudo que existe, quem criou os céus e a terra, Jesus poderia muito bem ter demonstrado seu poder e ter transformado aquelas pedras em pães, ele é onipotente, mas por que ele não o fez, trazendo para os nossos dias nós crentes em Deus, filhos de Deus por que precisamos sofrer ou até mesmos ficarmos preocupados com o dia de amanhã, por que precisamos ser pobres, enquanto outros prosperam?

- É muito simples meus irmãos Deus quer que nós dependamos dele,que confiemos nele e que demonstremos nossa fé. Em Mateus 6: 25 a 33, (em I reis 10 vers:14 a palavra de Deus nos fala da riqueza de Salomao, traziam pra ele 606 talentos de ouro o que corresponderia a 29 toneladas de ouro). Deus cuida de mim Deus cuida de ti Deus cuida de nós.

Deuteronômio 8:3 E hoje Deus quer cuidar de você, se você meu irmão não se converteu que hoje seja o dia aceitável, para que você possa depender de nosso Deus, pois ele faz e fará tudo por nós.

2° Outro ponto bastante importante nesse texto é que primeiramente Satanás sabia que Jesus estava jejuando por 40 dias e logicamente Jesus estava com fome, e satanás foi direto em seu ponto fraco, e a mesma coisa acontece conosco meus amados muitas vezes satanás conhece qual são os nossos pontos fracos e ele quer nos destruir, mas como sempre digo não importa como nós passamos pelas dificuldades mas importa com quem nós passamos.

Muitas vezes passamos por dificuldades por tribulação, mas a vida que temos aqui ela é passageira, não tendo nem como comparar com a vida celestial Mateus 5: 10.

Versículos 5, 6 e 7 - Necessidade emocional: Segurança

O cenário desta tentação é o templo em Jerusalém. Provavelmente era o ponto mais alto de uma parede, de onde era grande a distancia até o solo. Novamente o inimigo enfatizou a frase se tu és o Filho de Deus lança-te daqui abaixo. O templo, centro da vida religiosa Judaica, em que havia naquele local, multidões de adoradores, era o local ideal para uma demonstração de poder. Mas Jesus rejeita, pois estará submetendo a Deus a um teste, ou seja forçar a Deus a fazer algo. Deuteronômio 6: 16.

- Muitas vezes meus irmãos nós caímos no erro de pensarmos ó Senhor mostre a sua existência, ó Senhor mostre o seu poder. Lamentações 3:22 e23.

Outro ponto que nos chama muito a atenção neste texto é o versículo 6, Está escrito. Meus irmãos Satanás conhece a palavra de Deus, Salmos 91: 11 e 12.

- As vezes, amigos ou colegas procuram apresentar-nos razões atraentes e convincentes, para que façamos algo que sabemos ser errado. E até mesmo encontram versículos bíblicos isolados que sustentam seus pontos de vista, e o pior irmãos que muitas pessoas caíram nesses erros. Por isso meus irmãos precisamos estudar com cuidado a bíblia sempre buscar a orientação do pastor, sempre vir na EBD, de forma que entendamos os princípios de Deus para a vida e o que ele quer para nós.

Será que estamos buscando mais a Deus, será que estamos nos preparando, lendo orando e meditando na palavra de Deus.

Versículos 8, 9 e 10 - Necessidades Psicológica: Poder

Esta tentação ilustra uma tensão de maiores proporções na vida de Jesus, muitas pessoas esperavam que o messias fosse um governante mundial que iria restaurar o reino de Israel. É impossível um homem ver simultaneamente todos os reinos do mundo, mas da para um homem visualizar-se como governante do mundo, e fazer disso a sua ambição.Em II Coríntios 4:4, mas isso deve ser entendido como limitado e passageiro, por que em João 12:31.

- Existem pessoas meus amados que colocam sua vida aqui na terra como sendo as mais importantes, onde o bem mais precioso não é o espiritual mais sim o físico, o material. Jesus cita Deuteronômio 6:13, servir apenas a Deus em todos os momentos de nossas vidas seja quando nós acordarmos até quando nós deitarmos, o mais importate na vida de um crente de vê ser o testemunho, mostra com sua vida que você é diferente e sempre buscar em alguma oportunidade falar do evangelho para as outras pessoas.

Conclusão:

Que nós possamos depositar toda a nossa confiança em Deus, pois ele sabe o que é melhor para nós, sempre buscar ter mais comunhão com o pai (lendo e orando), e por fim saber que o mais importante é o reino espiritual e não o material.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário