RSS

Em Deus temos a esperança do livramento

Por: Oswaldo Pereira

Paulo tinha a sua esperança depositada em DEUS por isso foi capaz de dizer:

“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade”. Filipenses 4.12

Existe uma diferença entre situações de livramento e situações aparentemente sem soluções. Embora em situações aparentemente sem soluções, você precise de um livramento, situações de livramento são situações inesperadas, situações que acontecem repentinamente, sem que você premedite algo ou fizesse idéia de que iria acontecer.

Para situações como estas, muitas vezes nós não temos atitude certa. Para situações sem atitudes certas, é necessário que creiamos em Deus, pois ELE nos da a certeza do livramento se estivermos ligados a ELE.

“Eis que os olhos do Senhor estão sobre aqueles que O temem, sobre aqueles que esperam na sua misericórdia”. Salmos 33.18

Aqueles que participam da verdadeira esperança têm sobre si os olhos do Senhor. Tem os cuidados do SENHOR e pode viver em paz e em segurança.

Já o incrédulo vive confiante no material, no passageiro, no dinheiro, no carro, nos bens, no visível, no que tem fim.

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”. João 3.36

“Para livrar-lhes a alma da morte, e , no tempo da fome conservar-lhes a vida”. Salmos 33.19

Aquele que tem a sua esperança depositada em Deus, tem a sua alma livre da morte e no tempo da fome, é vivificado, fortificado pela palavra e presença e Deus.

Você já teve a experiência de andar com os olhos vendados no escuro para tentar chegar em algum lugar ou encontrar algo? Lembra-se da dificuldade?

Pois bem, quando você e eu nos encontramos em situações como a citada acima, estamos sujeitos a várias coisas ruins, como nos machucar, pisar em um buraco, esbarrarmos em algo, quebrar um braço e etc. Estamos sujeitos a situações inesperadas. Porém Deus é o Deus que TUDO vê e pode nos ajudar.

Em se tratando de situações inesperadas, não há como não me recordar de Abraão, pois uma proposta foi feita a ele, que ele vendasse os olhos e saísse em busca de algo desconhecido, para um lugar inesperado.

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”. Gênesis 12.1

Abrãao foi abençoado em inúmeras situações de acontecimento repentino e inesperado. Ele tinha características que devem fazer parte da sua vida para que você também seja abençoado em situações semelhantes.

Observando a vida de Abrãao, eu aprendo que para ser abençoado em situações inesperadas e repentinas, eu devo ter algumas características que ele tinha.Abraão vivia motivado, pois tinha a verdadeira esperança.

Para viver como ele eu devo ter:

1 - Obediência

“Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã”. Gênesis 12.4

O texto cita que Abraão PARTIU. Não nos da brecha para pensar em alguma indagação que fora feita por ele. Não houve questionamento. Abraão PARTIU. FOI.

Ele não estava preocupado com algo que pudesse acontecer com ele ou com seu povo, ele PARTIU.

Abraão sabia que por obedecer de Deus um chamado, ele implicitamente já havia sido declarado como vencedor. Quando Deus chama, ele capacita. Quando Deus chama, ele prepara o terreno para te livrar de situações inesperadas.

2 - Coragem

“Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã”. Gênesis 14.14

Abraão quando soube que algo que era dele estava sendo tomado pelos seus inimigos, não hesitou em reunir aquilo que tinha em seu favor e ir atrás de recuperar o que lhe pertencia. Por confiar em Deus e saber que ELE o livraria de situações inesperadas, Abraão partiu com apenas 318 homens contra os homens de cinco reis ( certamente não eram poucos ), os cercou e os venceu.

Abraão não pensou na possibilidade de perder esta luta, ele apenas PARTIU. O fato de ser obediente, estar realizando uma vontade de Deus em sua vida, o fazia corajoso para “vendado” viver o que a vida lhe propusera.

3 - Complacência

“E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”. Gênesis 14.20

Abraão sabia que aquilo que lhe havia sido conquistado, não acontecera por suas próprias forças, mais sim por que foi Deus quem permitiu. Admite que Bendito deva ser o DEUS ALTÍSSIMO, e não ele mesmo.

Por ser obediente e cumprir a vontade de Deus, ele era corajoso, pois sabia a mão de Deus esta a lhe amparar, além disso, Abraão admite que Deus era o responsável por isso.

A benevolência de Abraão era uma característica que deve também fazer parte da sua vida.

4- Poder na oração

“E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?” Gênesis 18.23

As características já citadas faziam de Abraão um homem de intimidade com Deus. Por ter intimidade com Deus, a oração de Abraão tinha poder. Abraão chega ser “atrevido” ao indagar a Deus por diversas vezes ao interceder por Sodoma e Gomorra.

Poder na oração é sinônimo de intimidade com Deus. É certeza de livramento nas situações inesperadas.

5 – Extrema fé

“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito”. Hebreus 11.17

A história é mais que conhecida e ela representa o tamanho da fé que Abraão tinha. Eu tenho certeza que as características já citadas acima fizeram com que Abraão desenvolvesse tamanha fé.

A indústria da auto-ajuda tenta nos apresentar algo que nos faz vitorioso e que está dentro de nós mesmos. Porém se este algo é verdadeiro, ele deve ser a sua fé.Ela deve ser grande o suficiente para chamar a atenção de Deus e fazer com que ELE lute a seu favor.

É isso que acontecia com Abraão, e por isso, ele era sempre vitorioso nas situações inesperadas que a vida lhe apresentava.

Conclusão

Eu não sei você, mas eu tenho o desejo de ser vitorioso como Abraão foi. Ter conquistas como ele teve. Ter coragem de sair de “olhos vendados” e acreditar piamente em Deus como ele fez. Ter autoridade na oração como ele tinha e por fim, ter a fé que ele tinha.

Em Deus podemos viver motivados, pois cremos na verdadeira esperança, porém é preciso além disso, desenvolvermos as características de Abraão em nossas vidas para que em Deus, tenhamos a esperança do livramento, assim como aconteceu com ele.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário