RSS

Olhos bons ou maus?

Por: Evandro Fernandes

Textos: Textos: Gn: 13. 8-12 e Mt: 6. 22-23

Me recordo com carinho dos bancos da faculdade, época em que um professor de direito civil indagava os alunos sobre qual era a melhor resposta que se podia dar no direito. Ele mesmo respondia dizendo que a melhor resposta era “depende”, mas esta também podia, e pode, ser a pior se o “depende” vier desacompanhado de uma boa justificativa.
Em se tratando da Bíblia, a palavra de Deus, não há como se falar em depende, antes, o que pode falar e é o que se espera do crente é que sua palavra seja sim sim, não não!
Por exemplo: Se eu perguntasse como estão seus olhos, a resposta não poderia vir com “depende”. A luz da bíblia ou você tem olhos bons ou tem olhos maus. Não há meio termo.
Isso é o que Jesus quis demonstrar quando disse em Mateus 6.22-23 que “a candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas”.
Nesse texto Jesus usou a ilustração dos olhos para determinar o modo como encaramos as coisas nos nossos dias. Desse modo, Jesus ensinou que existem duas forma hábeis de olharmos o que existe e acontece a nossa volta: Uma consiste no que Jesus chamou de “olhos bons”, que são os olhos espirituais, daquele que enxerga as coisas da forma como elas são, no plano espiritual. Tais olhos são claros e veem as coisas com nitidez e naturalidade.
Em contrapartida, há os “olhos maus”. Esses são olhos dotados de uma dupla visão, sem clareza e nitidez, antes, o que os olhos maus enxergam muitas vezes é opaco e embaçado. Aquele que é dotado com esse tipo de olhar vê todas as coisas indistintamente, sem discernir as coisas espirituais. A visão é enevoada, embaçada e maculada por manchas e borrões.
No texto de Genesis, 13. 8-12, vamos encontrar esses dois tipos de olhos, bons e maus.
Abraão é a pessoa dotada de olhos bons. Veja-se algumas características de Abraão:
Era o tipo de pessoa que descansa nas promessas de Deus. Quando foi chamado por Deus, Gn. 12, não o vemos preocupado, indagando Deus sobre que direção seguiria, por quais caminhos andaria, ou onde terminaria sua jornada, nada disso. Apenas saiu e seguiu as determinações de Deus.
Ele foi considerado o pai da fé;
Abraão era uma pessoa que intercedia, orava e testemunhava;
Abraão amava as pessoas e isso fica claro no capitulo 18 quando ele intercedeu pelos habitantes de Sodoma. Observe que Abraão intercedeu por Sodoma mesmo não sendo habitante da cidade;
Teve sua vida marcada pela obediência e pelo culto. Vemos Abraão levantando altares para cultuar a deus em cada lugar por onde passou ou chegou.
Deixou Ló escolher para onde queria ir. O direito de escolha lhe cabia por ser mais velho em idade, porém, abriu mão de seu direito em favor de Ló;
Agora olhemos para a vida de Ló.
Ló era a pessoa dos olhos maus, de visão enevoada, embaçada e colorida pelos seus desejos e por suas concupiscências. Veja-se algumas características dele:
Ló passou por cima do direito do tio Abraão em escolher a terra para onde iria;
Alcançou posição social, mas não influenciou ninguém;
Não deixou marcas positivas na vida das pessoas. Deu disse a Abraão que não destruiria Sodoma se encontrasse ali 10 justos e mesmo assim não foi possível evitar a destruição. Ló e sua família eram 4 (quatro) pessoas. Isso significa que ele não conseguiu marcar a vida de 6 (seis) pessoas;
Ló não amava as pessoas, amava a si mesmo. Enquanto Abrão intercedia por Sodoma, Gn 18. 22-33, Ló intercedia por si próprio, Gn 19. 19-20 “Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra. Gn 19:20 Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena?), para que minha alma viva”
Ló não orava, Ló não intercedia, Ló não testemunhava.
Ló era alguém tinha a visão limitada e que não discernia as coisas espirituais. Ele só conseguia ver aquilo que estava diante dos seus olhos, mais nada. Não enxerga sob a perspectiva de Deus.
E ai então fica a pergunta pra cada um de nós: Como estão os teus olhos? Bons ou maus?
Se os teus olhos forem bons:
I- Você irá ser benção – Abrão foi chamado para ser benção.encontramos o propósito de Deus para Abraão em Gn. 12.2, que diz: de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção!
E Abraão foi benção. Ao olharmos para sua vida constatamos que ele se preocupou com o propósito de Deus para sua vida. Andou com Deus, buscou a Deus, esperou por Deus, falou com Deus e foi benção nas mãos de Deus.
Se os teus olhos forem bons:
II- Você irá influenciar pessoas: Além de ter sido benção, Abraão influenciou pessoas. No livro de Isaias, 41, v. 8, Abraão foi chamado de “AMIGO DE DEUS”, ou (MEU AMIGO)!
Já imaginou uma referência dessas, a de ser chamado amigo de Deus. Será que uma referência dessas pode ser usada a seu respeito? Será que você já convidou a Deus para ser seu amigo? Se ainda não o fez, a bíblia diz que deve fazê-lo no tempo chamado hoje.
Deixe de lado a visão má, do estilo Ló, que só conseguia ver aquilo que os olhos podiam alcançar e volte-se para Deus, a exemplo de Abraão e busque ser tido como amigo de Deus.
Além disso, Abraão tanto influenciou pessoas que seu nome ainda pode ser visto nas pessoas. Exemplo disso é que os Estados Unidos tiveram um presidente com o nome dele.
E eu particularmente não conheço alguém que se chame Ló.
Se os teus olhos forem bons:
III- O propósito de Deus vai se cumprir na sua vida e os planos de Deus vão se cumprir através de você – Abraão cumpriu sua vocação com excelência. Ele foi benção e teve sua vida marcada pela fidelidade e pelo temor a Deus.
O que tem marcado sua vida diante de Deus? A fidelidade e o temor, ou será que sua vida tem sido marcada por outros aspectos, presunção, soberba, orgulho, indiferença para com as pessoas e para com Deus, etc.

Agora e se os teus olhos forem maus?
Bom, eu particularmente não gostaria de considerar essa possibilidade, mas se os teus olhos forem maus, distorcidos, olhos que vêem de forma enevoada e embaçada, ai devemos nos ater ao que diz provérbios 14:12: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.
Se os teus olhos forem maus, você será como Ló, vai imaginar num momento que vai tirar vantagem sobre alguma situação ou ocasião, mas estará indo por caminhos de morte; se os teus olhos forem maus você só vai conseguir pensar em si mesmo e não importa o que aconteça a sua volta, só terá importância o que acontece com você.
Então, se hoje te perguntarem, que tipo de olhos você tem, o que você dirá? Olhos bons ou olhos maus? Ou mesmo que você não diga, qual vai ser a resposta interior?
Ló andou por Caminhos de morte, escolheu de acordo com sua conveniência, foi egoísta no seu ato, não consultou a Deus sobre o que pretendia e acabou por perder o que conquistou. (olhos maus).
Abraão, por sua vez, escolheu a comunhão com Deus, entregou sua vida a Deus, foi abençoado por Deus e um dos Patriarcas do Povo de Deus. (olhos bons).
Espero que você esteja amoldado ao perfil de Abraão.
Deus te abençoe.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário