RSS

Oração

Por: Lília Lebedenco

Deus nos criou e nos redimiu para termos comunhão com ele, e a oração é uma parte importante do nosso relacionamento com Deus. Ele fala conosco através da Bíblia. Nós, então, falamos a Deus a respeito dele mesmo, a respeito de nós mesmos e de pessoas. É uma forma singular de conversação bidirecional.

A Bíblia nos ensina a orar tanto privativamente, como vemos em Mateus 6.6 “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

...como em companhia uns dos outros :

“Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmão dele.” Atos 1.14

Na oração, o povo de Deus expressa adoração e louvor; confessa seus pecados e pede perdão; dá graças pela bondade de Deus; e faz petições por si mesmo e pelos outros. Na petição, a pessoa que ora torna suas petições conhecidas a Deus, expressando sua fé e dependência dele para todas as coisas.

Podemos orar a Deus com fervorosa persistência, quando lhe apresentamos nossas necessidades, sabendo que ele atenderá as nossas orações. Porém, Deus sabe o que é melhor para nós, de uma maneira que nós não sabemos, e ele, por isso, pode recusar nossos pedidos específicos. Se ele os nega a nós é porque tem alguma coisa melhor para nós: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vosso filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11.9-13).

Dizer “seja feita a tua vontade”, submetendo nossas preferências à sabedoria do Pai, como Jesus fez no Getsêmani, é um modo explícito de expressar fé na bondade daquilo que Deus tem planejado.

Na intercessão, apresentamos a Deus as necessidades e preocupações dos outros. Ao fazermos isso, exercitamos a dádiva do amor de Deus por eles.

A oração é essencial à vida do crente

· Orar é agradável a Deus:

“O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento.” (Provérbios 15.8)

· O efeito da oração:

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e , por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.” (Tiago 5.16-18)

· Privilégio na oração:

“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14.13-14)

· Repreensão sobre a oração:

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” (Tiago 4.3)

· Persistência na oração:

“Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.” ( Daniel 6.10)

Devemos orar em qualquer tempo, bom ou ruim. Daniel seria jogado na cova dos leões se desobedecesse ao edito do rei, que proibia, por espaço de trinta dias, petições a qualquer deus ou homem e não ao rei - (Daniel 6.7).

Em Romanos 12.12 a palavra de Deus nos exorta a perseverar:

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.”

Em Efésios 6.18 :

Continuamente orar e interceder:

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.”


· O segredo da paz de Deus

Descansar no Senhor:

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Filipenses 4.6)

“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.” (1 Pedro 4.7)

“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5.14)

Orar a Deus nos permitirá ter experiências com Ele. Que as nossas orações sejam segundo a vontade do Senhor e para Ele

Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário