RSS

Feliz Natal

Por: Secretaria de Comunicação

Estamos nos aproximando do fim de mais um ano. E nós da Unijovem PIBPP gostaríamos de agradecer a Deus, por termos dado um ano de tão grandes bençãos tanto na nossa organizaçao de jovens como também aqui no blog, onde a cada dia vemos que mais pessoas tem visitado esse canal de comunicação entre os jovens da PIB de Presidente Prudente e você, querido leitor.
Agradecemos então a você e pedimos que continue conosco porque em breve novas notícias chegarão para você.
E não podemos deixar de dizer muito obrigada pelos nossos articulistas que nós acompanharam também durante todo esse ano.
Estaremos de férias até o dia 27 de dezembro de 2011. Mas, em breve muitas novidades chegarão.
Que Deus te abençõe
Equipe Blog Unijovem PIBPP
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

As filhas de Jó

Por: Pr. Humberto Sedano

As Filhas de Jó: Três princesas, três virtudes no Reino de Deus!

E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.

E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. Jó 42.14-15.

Este texto menciona três coisas: O nome das moças, a formosura das moças e a herança das moças.

1. Os nomes das moças: Na antiguidade as pessoas colocavam nomes aos seus filhos tomando em conta suas experiências de vida, assim eles deviam pensar muito antes de fazer isso, pelo geral eles sempre oravam ao Senhor. Foi assim que Jó deu nome a suas filhas:

Jemima, Quézia e Quéren-Hapuque...

Que nomes! Diferentes, bonitos, exóticos e misteriosos!

Os nomes das filhas de Jó têm vários significados e lições preciosas para a vida cristã. Examinemos alguns deles:

· Jemima (ימימה, Yêmiymah) significa “Pomba” ou “Formosa como o dia”: Reino Animal.

· Quézia (קציעה, Qêtsiy‘ah) significa “Cássia” (Uma casca triturada como à Canela) ou “Incenso”: Reino Vegetal.

· Queren-Hapuque (קרן הפוך, Qeren Happuwk) significa “Chifre de antimônio” ou “Vidro de Colírio”: Reino Mineral.

Os nomes das princesas estavam vinculados aos três reinos da natureza e também revelam suas características físicas:

· Jemima, ela era uma menina branca e simboliza o primeiro período da vida de Jó, sua primeira glória.

· Quézia, ela era uma menina morena e simboliza o segundo período da vida de Jó, sua tribulação.

· Quéren-Hapuque, ela era uma menina ruiva, e simboliza o terceiro período de Jó, sua última glória.

Note aqui a universalidade da raça humana, pois as moças sendo três são fases da noiva de Cristo. Aqui também se vê a transformação, primeiro branca, depois morena e finalmente ruiva. Na verdade, aqui temos o processo da regeneração ou conversão espiritual, ou seja, estamos diante da justificação, da santificação e da glorificação da esposa de Cristo.

2. A formosura das moças: A Escritura enfatiza a beleza destas moças como uma benção de Deus para Jó e menciona que essa beleza não tinha comparação em seus dias. Mas devemos compreender a profundidade desta verdade, pois as filhas de Jó foram produto da paixão e aflição do Pai, lembremos o que ele passou:

Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.

E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza. Jó 2.7-8.

O que acontece quando uma pessoa assentada no meio da cinza usa um caco de barro para raspar suas úlceras? Bom ela fica desfigurada, deformada e irreconhecível. Por isso a Escritura diz:

Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem.

E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar. E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande. Jó 2.11-13.

Queridos, Jó sofreu e teve suas próprias dores de parto para ter suas três belas filhas, assim como hoje, vocês belas donzelas também são o produto do trabalho, cuidado, amor e sofrimento de seus pais e como nossa bela igreja é produto da paixão, sofrimento e tribulação de nosso bendito Salvador, Cristo Jesus que foi desfigurado para salvar-nos.

Portanto, filhas, louvem a Deus pela sua misericórdia com vocês e agradeçam a seus pais pelo seu amor incondicional.

3. A herança das moças: Na antiguidade as moças não tinham direito a herança nenhuma, só os homens, a menos que o pai delas não tivesse filhos, então elas podiam solicitar herança para elas como aconteceu com as filhas de Zelofeade, da tribo de Manassés nos dias de Moisés, Nm 27.

Aqui temos um precedente, pois mesmo tendo irmãos, as filhas de Jó receberam herança e gozaram do mesmo direito do que eles. Isto se deve a duas coisas, primeiro devido a abundancia da fazenda de Jó e segundo pela generosidade do pai para dar a cada filho o que ele recebeu da parte de Deus. Bom hoje, as coisas são parecidas, pois todos nós podemos usufruir e desfrutar da herança conquistada pelo bendito Salvador, isto é, a salvação, a vida eterna e um reino porvir.

Três virtudes pertinentes para as moças (e para todos nós):

Na verdade, as três filhas de Jó simbolizam três virtudes que Jó não tinha no passado, assim elas nasceram da parte de Deus para lembrar-lhe da importância dessas virtudes para manter-se sempre aprovado e abençoado por Deus. Essas três virtudes combatem três tendências antigas e modernas que o Senhor rejeita e condena nas pessoas e nas famílias:

1. O espírito do consumismo.

2. O espírito da murmuração.

3. O espírito da religiosidade.

Examinemos estas verdades:

1. Enfrentando o espírito de consumismo: Uma vida voltada para obter prazer no materialismo.

· Como era a vida de Jó e de seus filhos antes da tribulação?

Os sete filhos de Jó viviam a semana toda entregues a festas em suas casas, pois faziam um rodizio, cada um por sua vez, assim comiam, bebiam, dançavam, etc. Eles esbanjavam, se excediam, se embriagavam, assim cultuavam o hedonismo, isto é, uma vida voltada para o prazer carnal. Enquanto Jó tinha que sacrificar buscando o perdão de Deus:

E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. Jó 1.4-5.

Cristãos que vivem assim, voltados para o consumismo e o prazer negam a fé, pois eles seguem a antiga filosofia do mundo: “Comamos e bebamos que amanha morreremos”, esse estilo de vida derrubou a Sansão e Salomão.

Lembremos que Jemima significa “Pomba” ou “Formosa como o dia”. Jemima simboliza a beleza da renovação do Espírito Santo. Lembremos que após o dilúvio Noé soltou uma pomba desde a arca e ela voltou com uma folha de oliveira (a qual produz azeitona e esta azeite), assim se iniciou um novo começo para a humanidade. Lembremos também que quando o Senhor Jesus foi batizado, o Pai Celeste enviou o Espírito Santo em forma de pomba sobre Ele, assim se iniciou a era do Novo Testamento ou a época da graça.

Os crentes são tentados pelo inimigo para viver uma vida de prazer carnal, acumulando roupa, comida, bebida, prazer carnal, o apóstolo é ciente desta realidade, assim escreveu preocupado acerca das pessoas que introduziram tanto no lar quanto na igreja este estilo de vida materialista, consumista e profano contrário à vontade de Deus:

Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 2Co 11.3.

Queridos, os últimos dias antes da vida de Cristo serão precedidos por um mundo entregue ao espírito de consumismo impulsionado pela mídia e internet, tendo-se sede e fome de ganhar bem, de comprar, de ter, de consumir e de curtir:

E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.

Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Mt 24.37-39.

Muitos não imaginam o que acontece quando os jovens e as moças saem das suas casas para ir a morar nas repúblicas, assim no lugar de estudar eles se dedicam a uma vida de prazer destruindo sua consciência e corpo com álcool, drogas, sexo e outros excessos que endurecem seu coração, assim se afastam de Deus e se aproximam de seu fim devido a seu estilo de vida. O consumismo não renova, antes destrói o corpo e a alma, lembrem do filho pródigo que perdeu tudo.

Durante seu ministério terreno o Mestre disse de forma graciosa e no poder do Espírito a seus discípulos:

...sede simples como as pombas. Mt 10.16.

E o Senhor Jesus foi simples, manso e humilde para enfrentar a tentação e assim cumprir sua missão neste mundo.

Moças como Rebeca, a Filha de Jefté e Maria de Nazaré brilham na história bíblica, pois elas foram simples como pombas, espirituais, formosas por dentro e por fora, pois elas se renovaram na presença do Espírito e serviram a Deus fielmente como seu remanescente, assim no final elas foram aprovadas e abençoadas pelo Senhor em sua geração abençoando a suas famílias e ao povo de Deus. Donzelas tão formosas como elas não se acharam em seus dias.

2. Enfrentando o espírito da murmuração: Uma vida voltada para uso do poder da fala impiedosa.

· Como reagiu Jó na tribulação?

Inicialmente Jó reagiu piedosamente diante da sua tragédia e disse:

Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: Bendito seja o nome do Senhor. Jó 1.21.

Mas depois ele ficou uma semana em silencio e entrou em depressão, em seguida começou a amaldiçoar o dia em que nasceu e quando os seus amigos interviram com seus próprios argumentos, ele contestou a cada um deles durante três rodadas de discussão acalorada, assim suas palavras se multiplicaram;

Depois disto abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia. E Jó, falando, disse:

Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem! Jó 3.1-3.

Então aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos.

E acendeu-se a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; contra Jó se acendeu a sua ira, porque se justificava a si mesmo, mais do que a Deus. Jó 32.1-2.

Em sua defesa, Jó falou demais, se queixou, acusou a Deus de injustiça, ele considerou-se justo e inocente. Na verdade, Moisés e Paulo também passaram por uma situação parecida, pois eles procuraram defender-se diante dos demais e no final acabaram pecando contra Deus, pois não confiaram nele nem guardaram silêncio.

Amados está escrito:

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.

Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.

Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.

Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pós sobre ele. Lm 3.25-28.

Lembremos que Quézia significa cássia, incenso ou canela e simboliza a beleza da oração na tribulação. Jó passou pelo fogo da prova, mas no lugar de orar ele murmurou e se queixou. Amados, a cássia, a canela e o incenso devem passar por temperaturas altas para poder desprender os seus doces aromas e para poder liberar suas deliciosas fragrâncias. Estes aromatizantes não oferecem resistência diante do calor, apenas deixam sair o que tem no interior para perfumar o ar e o ambiente. Mas Jó foi diferente, pois ele reagiu negativamente e resistiu impedindo o fluir da oração e do clamor desde o seu coração para Deus.

Tiago menciona o poder da língua e a incoerência de usá-la tanto para abençoar como para amaldiçoar. Jó primeiro abençoou ao Senhor e depois amaldiçoou, no lugar de manter-se em silêncio ou oração. É lamentável quando os cristãos são bons para brigar e usam suas línguas como espadas afiadas defendendo-se na carne e ofendendo as pessoas e a Deus. A Escritura disse para as pessoas que costumam criticar, brigar, fazer barracos e coisas semelhantes:

Se alguém entre vós cuida ser religioso ou espiritual, e não refreia ou controla a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse religioso é vã e não tem valor nenhum. Tg 1.26.

Queridas moças nunca usem sua capacidade e facilidade de falar para fazê-lo negativa nem asperamente nem se envolvam em discussões tolas. Cuidado! “Tudo aquilo que você falar pode ser usado contra você”. Bom esta advertência é usada pela policia no momento da detenção de um suspeito, assim você tem direito ao silêncio e a um advogado. Hoje as coisas são muito mais complicadas, pois “Tudo aquilo que você colocar no twitter, blog, facebook, orkut, bate papo e e-mail via internet pode ser usado contra você, até no tribunal”, quanto mais diante de Deus?

Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Mt 12.37.

Jó aprendeu a lição, assim ele guardou silêncio diante de Deus quem o interrogou e repreendeu duramente pela sua atitude descontrolada. Jó só foi prosperado após ter orado e reconhecido o seu pecado e depois que intercedeu pelos seus amigos que o acusaram. Aprendamos de Cristo que foi mudo como Cordeiro rumo ao matadouro, logo Ele que podia usar sua voz como um trovão e destruir tudo, antes orou, assim evitemos usar nossa língua para ofender as pessoas e a Deus, pois Ele ouve tudo e um dia você dará conta de cada palavra que usar indevidamente.

Ana orou a Deus diante dos ataques de Penina, Abigail suplicou a Deus diante do malvado Nabal e Maria de Betânia clamou ao Senhor diante da morte de seu irmão. Assim elas foram aprovadas e abençoadas pelo Senhor em sua geração abençoando a suas famílias e ao povo de Deus. Donzelas tão formosas como elas não se acharam em seus dias.

3. Enfrentando o espírito da religiosidade: Uma vida voltada para viver uma religião distante.

· Como foi a relação de Jó com Deus?

Jó era um homem religioso como o exigente Natanael; como Cornélio, o centurião romano e como Saulo, o fariseu que perseguia aos cristãos, mas como eles, ele também não conhecia pessoal nem intimamente ao Senhor. Por isso disse:

Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.

Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Jó 42.3b, 5.

Jó tinha um alto padrão moral, mas não conhecia Deus face a face nem coração a coração, assim sucumbiu em sua provação. Jó pensou inclusive que Deus o tinha abandonado, por isso desesperou e pecou, mas depois se arrependeu:

Então respondeu Jó ao Senhor, dizendo: Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42.1,6.

Lembremos que Quéren-Hapuque, significa Chifre de antimônio ou vidro de colírio e ela simboliza a beleza da contemplação do Senhor. A palavra antimônio significa oposto à solidão”, ou nunca sozinho”. Isto se deve a que o antimônio nunca está sozinho, pois ele é usado em ligas metálicas para dar resistência aos metais contra o fogo, tanto em pinturas, cerâmicas, esmaltes, vulcanização da borracha e fogos de artifício.

Da mesma forma nenhum justo está sozinho ou isolado quando ele passa pela tribulação, antes o antimônio da presença de Deus está com ele para lhe dar resistência no fogo da provação, pois essa é a sua fiel promessa:

Quando passares pelas águas Eu estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Is 43.2.

Assim foi com a inteligente, rica e bela Madame Guyon, corajosa cristã francesa que ficou presa no Convento de Santa Maria por causa da sua fé. Em 1695, ela foi presa novamente no Castelo de Vinceness. No ano seguinte foi para uma prisão em Vauglard. Depois foi levada para uma masmorra na Bastilha, a célebre e odiada prisão de Paris. Mas ela dizia que “sua cela parecia um palácio”, pois Deus estava com ela. Em 1702, ela foi banida para Blois, onde passou o resto da sua vida a serviço do Senhor. Madame Guyon escreveu cerca de sessenta volumes e muitos dos seus belos hinos foram escritos durante os anos na prisão, um exemplo desses poemas é “Sou um passarinho”:

Sou um passarinho, sem campos, sem ar

Na minha gaiola, sento-me a cantar

Para quem aqui me aprisionou

Bem satisfeito prisioneiro sou

E assim meu deus, quero te agradar.

Aqui nada tendo para realizar

Todo o longo dia só posso cantar

As minhas asas ele amarrou

Mas o meu canto muito o agradou

Inda se curva p´ra me escutar.

Tu tens paciência para me escutar

E um coração pronto para a mim amar

Gostar de ouvir meu rude louvor

Pois sabes que o amor, quão doce amor

Inspira todo esse meu cantar.

Presa na gaiola não posso sair

Mas minha prisão não pode me impedir

A liberdade do coração

Que sempre voa em tua direção

Minh ‘alma livre a ti vai se unir.

Ó que gôzo imenso poder me elevar

Para nas alturas a ti contemplar

Tua vontade e desígnio amar

Minha alegria neles encontrar

Livre, em teus braços me aconchegar.

Madame Guyon (1648 – 1717)

O antimônio foi conhecido pelos chineses e babilônios desde o ano 3.000 a.C. e foi usado como cosmético para o tingimento dos olhos das mulheres, pois sua cor é prata-azul brilhante. Assim Deus usou o Chifre com o antimônio da sua unção na vida dos seus servos quando estes passavam pela tribulação e pela tristeza para fortalecê-los e alegrá-los.

Foi assim com Moisés que subiu ao Sinai e depois desceu com o rosto brilhando com o antimônio de Deus, foi assim com o Filho de Deus que resplandeceu como o sol quando subiu ao monte da transfiguração e foi assim com Estevâo que viu a glória de Deus enquanto seu rosto parecia como o de um anjo luminoso.

Queridas, vocês estão começando a desabrochar para a vida, assim não esqueçam que o Senhor nunca abandona os seus, por isso Ele disse:

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Is 49.15.

Amados, a lua não tem luz própria (ao igual que nós), mas o sol reflete sua glória sobre ela, assim a lua aparece bela, gloriosa e majestosa pelas noites, da mesma forma acontece conosco na noite da tribulação, pois:

O Senhor formoseia aos seus com a salvação, Sl 149.4.

Assim aconteceu com José que saiu da prisão para governar, com Davi que saiu do deserto para reinar e com Jó, pois o Senhor estava com eles restaurando-os com sua gloriosa presença. Por isso nunca duvidemos nem nos isolemos na tristeza na tribulação, antes busquemos e desfrutemos radiantemente da face de Deus e o seu coração de coração.

Por isso poeta sacro Henry M. Wright escreveu o hino “Nunca sozinho”, ciente da presença do Senhor em sua vida:

Neste mundo sozinho

Não quero nem posso avançar,

Pois eu sou tão fraquinho,

Nunca me posso guardar;

Mas Jesus vai comigo,

Sempre pronto a salvar,

Pois Ele mesmo promete

Que nunca irá me deixar.

Nunca me deixar!

Nunca me deixar! (bis)

Pois Ele mesmo promete

Nunca me deixar!

Inimigos mui fortes

Procuram minha alma perder;

E se sozinho andasse,

Que poderia fazer?

Com Jesus a meu lado,

Posso alegre avançar,

Pois Ele mesmo promete

Que nunca irá me deixar.

Nas tristezas da vida,

Nas dores e nas aflições,

E no lidar do dia,

Vindo quaisquer tentações,

Cristo sempre comigo

Anda pra me livrar,

Pois Ele mesmo promete

Que nunca irá me deixar.

Henry M. Wright (1849 - 1931)

O Senhor Jesus não duvidou da presença do Pai, por isso disse:

...e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Jo 16.32.

Queridas, as filhas de Jó apontam para Hadassa (que é Ester), pois ela teve as três virtudes delas:

· Ela foi uma moça simples como uma pomba, assim não pediu nada para apresentar-se diante do rei, mas foi eleita rainha entre cento e vinte e sete donzelas.

· Ela foi uma moça de oração, assim arriscou sua vida e intercedeu corajosamente pela sua nação e ela foi preservada e abençoada.

· Ela foi uma moça de contemplação, já que ficou na presença do rei, face a face com ele em cada banquete que ela preparou e ele a amou.

Mas Ester simboliza a igreja de Cristo e vocês são parte dela, assim desejamos que vocês também sejam virtuosas como as filhas de Jó e por isso felizes, assim quando se fale de vocês se dirá que não há mulheres tão formosas quanto vocês, pois possuem:

A Beleza da Renovação do Espírito para enfrentar o espírito do consumismo.

A Beleza da Oração na Tribulação para enfrentar o espírito da murmuração.

A Beleza da Contemplação do Senhor para enfrentar o espírito da religiosidade.

Queridos pais, permitam-me usar as palavras de um pai no momento de apresentar sua filha debutante à igreja e família:

Ó filinha, minha menina agora você deixa suas bonecas para tornar-se uma donzela, você deixa sua casinha e fogão de brinquedo para vestir seu vestido e sapatos de salto para tornar-se uma bela princesa de verdade na espera de seu príncipe amado para morar em seu próprio palácio, minha filha e minha donzela que o Altíssimo te abençoe nesta nova etapa da tua vida e te conceda um coração sábio e amoroso para fazer boas escolhas na vida para glória de Deus e para alegria da tua família!

Querida igreja, permitam-me usar a benção arônica sobre estas donzelas, pois elas também têm herança entre seus irmãos para poder servir ao Senhor graças à obra de Cristo:

O Senhor lhes abençoe e lhes guarde minhas filhas;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vocês, e tenha misericórdia de vocês;

O Senhor sobre vocês levante o seu rosto e lhes dê a paz. Nm 6.22-26.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Domínio Próprio – Vivenciando sua Presença

Texto Bíblico: I Coríntios 9: 22 a 27

O domínio próprio é essencial para o desenvolvimento pessoal, para o crescimento espiritual e para o serviço cristão. Entretanto, ele “acontece simplesmente” nem aparece como uma característica natural. As pessoas devem praticar o domínio próprio a fim de viver uma vida disciplinada. Para o jovem cristão, o poder ilimitado de Deus pode ser adicionado ao limitado poder de vontade e, assim, desenvolver a disciplina divina, que demanda uma ação pessoal para receber o poder do Espírito Santo.

Os cristãos precisam aprender a disciplinar os comportamentos externos e os sentimentos internos para se tornarem santos. Palavras e ações bem como pensamentos e paixões devem ser agradáveis diante de Deus. Uma vida disciplinada envolve um compromisso genuíno e pessoal de obedecer os estatutos de Deus, e, frequentemente isso requer mudança de vida. O poder sobrenatural de Deus é adicionado à força de vontade pessoal, à medida que os cristãos vivenciam sua presença, recebem seu poder e procuram sua alegria.

A aceitação, afirmação e responsabilidade por outras pessoas também ajudam o cristão a desenvolver o domínio próprio. A disciplina divina deveria ser parte do crescimento espiritual de todo cristão. A escolha pessoal de tornar-se disciplinado pode efetuar mudanças nos outros também.

A Bíblia ensina que o domínio próprio é fruto do Espírito Santo, como está descrito em Gálatas 5.22. Sem domínio próprio, o cristão tem poucas oportunidades de vivenciar completamente as bênçãos de Deus.

Fonte: Bíblia da Mulher

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS