RSS

Sabedoria

Por: Murilo Galiani

Provérbios 1.7 – O temor do Senhor é o principio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

Segundo o dicionário, SABEDORIA significa o grande conhecimento, também significa prudência e sensatez.

A sabedoria é o poder para escolher o alvo melhor e mais elevado, aliada aos princípios divinos. A sabedoria é o lado prático da bondade moral e, por isso, é encontrada em plenitude somente em Deus. Um exemplo de um homem sábio é José, pois era tão temente a Deus, que chegou a ser chamado de entendido e sábio por faraó.

Um homem para ser sábio deve guardar os princípios bíblicos em sua mente através da leitura bíblica e oração e, sobretudo deve praticá-los.

Existem dois tipos de sabedoria:

Sabedoria humana: A sabedoria humana é tida como conhecimentos acadêmicos que aprendemos no decorrer de nossas vidas. Mas ela pode ser tola, pois a sabedoria humana é limitada aos aspectos humanos, ou seja, ela é imperfeita e sofre frustrações no decorrer do cotidiano.

Sabedoria divina: A sabedoria divina é a que não pode ser frustrada, pois esta unida a onipotência.

Tanto o poder, quanto a sabedoria são essência de Deus. A onisciência governando a onipotência, na qual é o poder infinito dirigido pela sabedoria também infinita.

Onipotência: Tem todo o poder

Onisciência: Tem conhecimento do passado, presente e futuro

Onipresença: Esta em todo lugar

Segundo Jó 9.4- Ele é sábio de coração e grande em poder;quem porfiou (competiu) com ele e teve paz? Essa é a descrição de caráter divino na bíblia!

Segundo Romanos 16. 25 a 27 a sabedoria sem o poder seria inútil. O poder sem a sabedoria seria assustador. Mas em Deus a sabedoria e o poder estão unidos, e com isso torna- se completamente digno de nossa total confiança.

A poderosa sabedoria de Deus esta sempre ativa e jamais falha. Todas as obras de sua criação demonstram a sua infinita sabedoria. Não podemos reconhecer a sabedoria de Deus a menos que conheçamos com que finalidade Ele age.

A Bíblia fala bastante a respeito do dom divino da sabedoria. Os primeiros nove capítulos de Provérbios é uma exortação única e constante a busca desse dom.

Tiago 1.5 – Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos da liberalmente , e não censura, e ser-lhe a dada. Como diz a sabedoria é gratuita, é só pedirmos a Deus e seguir seus mandamentos que a alcançamos!

Alguns trechos bíblicos relacionados a Sabedoria:

Salmos 111.10 – O temor do Senhor é o principio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que obedecem aos seus preceitos. O seu louvor permanece para sempre.

Provérbios 9:10 - O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a prudência .

Jó 28:28 – E disse ao homem: O temor do Senhor é a sabedoria, e apartar- se do mal é o entendimento.

Provérbios 15:33 - O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.

Provérbios 1:7 - O temor do Senhor é o principio do conhecimento,mas os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

ILUSTRAÇÃO SOBRE SABEDORIA

Quando estamos dirigindo um automóvel em uma estrada, ninguém fica se perguntando, porque a estrada é estreita ou cheia de curvas naquele determinado local, nem porque o veículo que esta a frente esta sendo guiado por uma pessoa que se acha “ dona da estrada”. Você apenas vê e tenta tomar a atitude certa na situação apresentada. O efeito da sabedoria divina é capacitar-nos a fazer exatamente a mesma coisa nas situações reais da vida diária. Para vivermos sabiamente, precisamos ter uma visão clara e real da vida como ela é de fato.

FRUTO DA SABEDORIA

Deus nos concede a sabedoria para nos apegarmos a Ele e viver para Ele a luz de Sua palavra em meio as dificuldades.

O resultado da sabedoria é fazer com que sejamos mais humildes, mais alegres, mais piedosos, mais rápidos em compreender a vontade de Deus, mais resolutos em realizá-la e menos preocupados com a resolução de situações dolorosas e obscuras que enfrentamos neste mundo.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.

Segundo este texto, entendemos que o beneficio da sabedoria nos proporciona a semelhança com Cristo: paz, humildade e amor. E a raiz disso é a fé em Cristo como manifestação da sabedoria divina.

O tipo de sabedoria que Deus espera conceder- nos é a sabedoria que nos une a Ele.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário