RSS

Que tipo de crente você é?

Por: Pr. Humberto Sedano

Há uma grande variedade de aves vivas no mundo: sendo mais de 9.500 espécies.

Mas, entre todas essas aves uma destaca nítida, maravilhosa, graciosa e poderosamente, a águia. Da mesma forma há milhões de indivíduos no mundo, mas só um tipo de pessoa diferencia-se dos demais pela sua clara, precisa, preciosa, firme e forte comunhão e compromisso de vida com Deus, o cristão!

Você sabia que mais de 3,5 milhões de pássaros morrem todos os anos ao chocarem contra janelas? Igualmente muitas pessoas dão cabeçadas na vida!

Contraste Indiscutível

É interessante comparar a águia com outras aves e ver a diferença entre elas, por exemplo: A galinha é medrosa, já a águia é corajosa; o pato é domesticável, mas a águia não; o papagaio fala, mas não age, já a águia não fala, entretanto ela age; o pavão se sujeita a ficar preso, a águia não; existem várias espécies de aves, porém a águia é uma espécie rara...Da mesma forma, um crente fiel é uma espécie rara, quase em extinção, por isso o salmista disse:Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens piedosos; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. Sl 12.1.

Semelhanças entre a águia e o crente

Queridos, podem-se encontrar várias semelhanças entre as características de uma águia e as características de um verdadeiro filho de Deus, examinemos algumas delas:

A águia mora nas alturas:

A galinha constrói seu ninho a pouco mais de 1 mt de altura.

Já as águias costumam fazer seus ninhos em locais altos como as árvores de grande porte, as alturas dos penhascos ou no topo das montanhas. Dali a expressão “ninho de águia”, a qual se usa para descrever uma habitação segura ou um assento colocado muito alto.

Da mesma forma o crente põe seu ninho na presença do Senhor, como disse o salmista:

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Sl 91.1-2.

Uma águia possui asas poderosas

O pavão possui belas asas, mas elas não servem para voar, pois são apenas decorativas, isto é, um peso “penoso”.

Já a águia possui asas poderosas para voar, assim quanto maior for o diâmetro das suas asas, menor será seu esforço para voar na altitude. A envergadura das asas abrange até 2 mt de diâmetro, isto faz com que ela consiga voar a uma grande distância sem grande esforço, pois suas asas funcionam como um planador, fazendo com que ela descanse enquanto a força do vento a eleva.

Da mesma forma, o cristão usa suas asas espirituais para elevar-se até a presença de Deus ao meditar e orar guiado pelo Espírito Santo e assim descansa nele:

A ti, SENHOR, levanto a minha alma. Sl 25.1.

A águia sobe cada vez mais alto.

O ganso gosta ficar em terra firme.

Já a águia voa cada vez mais alto. Afirma-se que nunca um voo da águia é mais baixo do que o anterior, ela nunca se conforma com a altura que atingiu, assim, o 2º voo é mais alto que o 1º , o 3º, mais alto que o 2º e assim sucessivamente, ela tem poder para voar acima do limite das outras aves pudendo chegar até os 3,000 mts de altitude.

Igualmente o crente nunca se acomoda pensando que já fez o suficiente para Deus, pelo contrário, ele deseja sempre fazer mais para seu Senhor. Como águias precisamos voar acima das coisas terrenas das quais podemos ficar presos. Por isso Paulo disse: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; Cl 3.1-2.

A águia voa para frente, reta e velozmente.O beija-flor é a única ave que pode voar para trás enquanto o urubu voa em círculos.Já as águias voam sempre para frente, em linha reta e ascendente por isso elas são rapidíssimas atingindo uma velocidade aproximada de 100 Km\h.

Igualmente o crente sempre vai para frente, de forma reta e correta, por isso ele voa veloz para fazer a vontade de Deus. Ele não é como o homem ímpio que recua diante das coisas de Deus nem como o homem problemático que sempre anda em círculos, enrolando e colocando pretexto para obedecer e servir ao Senhor. Paulo nunca recuou, antes sempre foi em frente:Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Fl 3.13-14.

A águia não depende dos outros para voar. O urubu necessita estar em bando para poder voar, os cisnes também, eles desenham uma formação em "V" no céu quando migram.Já a águia não depende do bando para poder voar. É importante interagir com outras pessoas ou grupos, mas não ir “na sombra dos outros”,

Da mesma forma, o cristão fiel só depende do Senhor e não depende dos outros para assumir seu compromisso espiritual e assim realizar seu ministério. Foi assim como Moisés subiu ao Sinai, como Davi enfrentou Golias e como o apóstolo Paulo foi a Roma para testemunhar diante do César romano, por isso ele escreveu: Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; 2Tm 4.16-17

A águia é responsável com os seus.O falcão não constrói seus ninhos, antes invade os outros, a perdiz ajunta pintinhos que não são do seu ninho e a galinha come seus próprios ovos. Já a águia é uma mãe exemplar, pois ela põe até 3 ovos por vez, o tempo de incubação dura 35 dias ela faz seus ninhos nas alturas para que nenhum predador devore seus filhotes, e traz comida no tempo ideal e no bico, e ai se algum predador se aproximar de seus filhotes, ela ataca!

Da mesma forma o crente fiel alimenta os seus e os mantém no alto através da intercessão e dependência do Senhor cuidando-os e protegendo-os como fez Davi com suas ovelhas e seu povo: Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. 1Sm 17.34-35.

A águia ensina voar aos seus.O rouxinol cria dependência dos seus filhos com relação a ele.Já a águia ensina voar aos seus, primeiro, faz o seu ninho com espinhos, mas forra-o com algo macio para não feri-los e no tempo certo, ela faz com que seus filhotes entendam que devem voar e não ficar dependentes dela. Assim ela tira todo o forro do ninho para que os espinhos expulsem os filhotes, pois eles ainda não descobriram que têm asas nem conhecem suas capacidades para voar, mas ainda espetados, quando olham o vazio, não pulam! Preferem os espinhos!

Deus age igualmente com os seus, pois quando nos acomodamos ao ninho, Ele retira o capim do comodismo e permite que os espinhos da vida nos aflijam para que alcemos voo. O crente também ensina aos seus filhos suas tarefas desde pequeno para que eles possam exercer suas responsabilidades no lar, na escola e na igreja com seus dons e ministérios para glória de Deus, por isso Paulo exortou a Timóteo: Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. 2Tm 4.5.

A águia acompanha o processo de aprendizagem dos seus.O papagaio fala, mas não age. Já a águia reage, pois quando chega o momento indicado, ela pega o filhote com o bico e joga-o para baixo para que ele voe! Mas, quando a águia percebe que seu filhote não vai conseguir voar mesmo, então numa velocidade extraordinária ela voa como um projétil, o toma sob suas asas e o devolve à segurança do ninho!

Da mesma forma Paulo monitorou ao jovem Timóteo e lhe escreveu duas cartas para poder orientá-lo em seu voo ministerial. Deus faz o mesmo com seus filhos, pois nunca os abandona, como está escrito:Porque Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hb 13.5.

A águia tem coragem para enfrentar a tempestade.Na tempestade, o urubu interrompe o vôo e desce para procurar abrigo e a avestruz esconde a cabeça num buraco diante do perigo. Já a águia é a única ave que enfrenta as tempestades! E ela voa de frente a ela, sem vacilar, e se ela perceber que a tempestade realmente está muito forte, então ela redobra as forças e voa acima das nuvens! Ela aproveita a força da tempestade, pois com suas asas esticadas e o peito em frente dela, ela surfa vitoriosa acima do temporal.Da mesma forma um crente não tem temor das tempestades, antes confia no Senhor para cumprir seu ministério, assim ele eleva sua alma e se refugia no Senhor. Paulo enfrentou dessa forma a tempestade quando ia para Roma e testemunhou do Senhor, assim ele disse:Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2Tm 1.7.

A águia possui uma visão poderosa.A galinha só enxerga no dia e a coruja só na noite.Já a águia possui uma vista extremadamente aguda que lhe permite visualizar suas presas a distância tanto de dia como de noite. A visão de uma águia é quatro vezes superior à do ser humano. Cada olho da águia real tem dois pontos de focagem simultâneos (frente e lateral) esquadrinhando à distância. As águias conseguem ver um peixe a cerca de várias centenas de metros de altitude, a águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), consegue focalizar um ratinho tentando se esconder no gramado enquanto voa a 5 mil mt de altitude.Da mesma forma o crente possui uma visão espiritual privilegiada, pois ele coloca seus olhos só no Senhor Jesus e assim medita em sua Palavra para ver sua vontade e cumpri-la guiado pelo Espírito Santo como aconteceu com Estêvão: Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. At 7.55-56.

A águia possui garras poderosas. Os pinguins não têm garras, os patos tampouco.

Já a águia possui tal força nas garras, que isso lhes permite alçar voo com presas muito mais pesadas do que elas.Da mesma forma o crente sendo pequeno pode agarrar-se do seu Grande Deus que é muito maior do que Ele e isto através da meditação e oração para não deixá-lo ir como aconteceu com Jacó em Peniel que agarrou o Anjo do Senhor com todo seu ser: ...ficando Jacó só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia.Vendo o Anjo que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.

Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia.Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Gn 32.24-26.

A águia possui adaptabilidade.O pingüim gosta só do frio, o beija-flor só do calor e as galinhas não gostam dos ventos. Já a águia se adapta a todo tipo de clima, ela não necessita de emigrar no inverno, pois ela tem uma camada de penas que lhe permite adaptar-se a várias temperaturas através do reajuste do ângulo das penas. A águia voa sem esforço porque ela tira partido das variações de temperatura, assim ganha velocidade através das correntes de ar frio e altitude através das correntes de ar quente.

Assim os cristãos ajudados pelo Senhor se adaptam a diversas situações (clima, doenças, crises financeiras, perseguição, etc.) em vez de fugir delas, pois sabem que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus, até os ventos contrários, assim ele ajusta suas atitudes mudando hábitos humildemente, assim consegue crescer e abençoar aos demais.Sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; Fl 4.12.

A águia se alimenta com comida fresca.A galinha come minhocas e insetos, a andorinha come dois mil moscas em um só dia, o pato real só engole moluscos, o urubu alimenta-se de carniça ou restos mortais e o corvo come qualquer coisa.Mas a águia não se alimenta de nada em decomposição, antes ela come só peixes frescos e seres vivos. Da mesma maneira o crente só se alimenta da Palavra Viva do Senhor e rejeita a carniça do mundo (telenovelas que frisam o adultério, o divórcio e o homossexualismo, filmes de violência, sexo e roubo, reality shows imorais, programas religiosos mercantilistas que enfatizam a superstição, programas de humor degenerado e toda forma de filosofia e entretenimento egoísta, que destrua a vida e a saúde espiritual, moral, familiar e social do povo de Deus). Como disse o salmista e ensina o apóstolo:Não porei coisa má diante dos meus olhos. Sl 101.3.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Fl 4.8.

A águia é fiel.O galo e o pato mudam de parceiros com facilidade.Já a águia diferencia-se, pois ela escolhe ser fiel a sua única parceira por toda a vida.Da mesma forma o cristão é fiel com seu cônjuge e com Deus, pois a fidelidade é um aspecto vital, determinante e importante para a vida cristã e para a felicidade do servo do Senhor, por isso o profeta disse:Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos em nome do Senhor nosso Deus, para todo o sempre. Mq 4.5.

A águia possui perseverança.Outras aves desanimam e desistem.Mas a águia apesar de ter sua visão poderosa, velocidade e forte garras, falha 13 vezes em cada 14 tentativas de caça, porém isto não a desencoraja de subir ao alto, voltando e tentando novamente.Assim o crente é chamado a perseverar nas coisas de Deus, pois a perseverança é uma característica dos verdadeiros filhos de Deus, como o apóstolo ensinou aos primeiros discípulos:Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus. At 13.43.

A águia morre voando.A galinha morre cabisbaixa.Mas a águia morre voando, no ar, nas alturas!Da mesma forma um cristão morre, na verdade, ele parte voando para Deus, pois foi assim como Cristo morreu:E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. Jo 19.30.

Como disse o poeta:Cristo morreu como Cordeiro, ressurgiu como leão e subiu ao Pai como águia imperial!

E o primeiro mártir da igreja também partiu como águia:E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. At 7.59.

Lembre a Escritura:...os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; Is 40.31.

Desta forma, todo fiel servo de Deus não só espera no Senhor, ele também espera ao Senhor trabalhando, servindo e fazendo a sua vontade, assim quando Ele voltar, então ele também subirá como uma águia ao lado do seu Redentor!

Querido, que tipo de crente você é?

Eleve sua voz, olhos, coração e alma ao

Senhor, pois assim está escrito

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário