RSS

A Necessidade de descansar em Deus

Por: Jéssica Oliveira

“Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nos um peso eterno de gloria mui excelente, não atentando-nos nas cosias que se vêem, mas nas que se não vem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. II Coríntios 4.16

· Onde estão nossas preocupações?

· Por que concentramos tantas forças na resolução de problemas e, ainda assim, não temos sucesso em tudo? O que está faltando?

A intenção do autor ao dizer: “... leve e momentânea”, não era fazer com que acreditassem que seria fácil passar por todas as dificuldades, e sim mostrar que não estávamos sozinhos. É exatamente o que Jesus diz em Mateus 11:28-30

“Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”

Em nenhum momento desta passagem Jesus diz que seria fácil, Ele diz que seria SUAVE E LEVE. Então, o que torna as dificuldades suaves e leves? A PRESENÇA DE JESUS!!!!!!!

O que pode nos deixar sobrecarregados:

· O cansaço físico

· A desmotivação profissional / em relacionamentos / familiares

· Uma fofoca

· Uma perda...

1 O que é o descanso? Por que Deus se preocupou com isso?

Des. can. sar
v. 1. Tr. Dir. Dar descanso a, aliviar da fadiga. Cessar o trabalho, os afazeres, aliviar as cargas.


Segundo o modelo da Bíblia, descansar é tudo isso e muito mais. Quando Deus criou o universo, Ele nos ensinou acerca do descanso. O Texto diz : GN. 2.2 E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.
O texto de Mateus nos diz: vinde a mim. Não diz eu vou a você, não diz: fique onde está, parado, infuncional. Não, o texto diz: VINDE A MIM. Às vezes procuramos tudo, todos aqueles que achamos que podem resolver os nossos problemas. Mas esquecemos daquele que realmente resolve todos os problemas.

A tribulação não é apenas as grandes derrotas. Muitas vezes, dentro de nós, pequenas coisas podem se tornar grandes tribulações. A nossa individualidade nos permite reagir de formar diferentes às dificuldades da vida. Às vezes, o que é fácil de ser superado por mim, pode ser a sua maior dificuldade... E vice-versa.

A tendência dos jovens é se sentir atribulado, por causa das muitas escolhas que estão sujeitos.

· Faculdade

· Um bom emprego

· Um relacionamento

· Crise de migração da adolescência para a juventude.

Cada jovem reage a essas dificuldades de acordo com a sua personalidade. Uma pessoa mais tímida tem a tendência de guardar. Já alguém mais extrovertido, é automático a necessidade de expressar o que sente. Isso também depende muito da estrutura familiar que receberam. Quando se vem de uma família bem alicerçada, o jovem reage mais firmemente às dificuldades, já alguém que sempre passou por problemas, terá dificuldades de se expressar, o que nem sempre é bom!

· Não devemos comparar as nossas provas com as provas de nossos irmãos.

2. por que devemos buscar o descanso em Deus?


Há uma promessa para quem busca o descanso em Deus, para quem vai até Ele. ELE diz: EU VOS ALIVIAREI!!! Quer alívio, quer experimentar o verdadeiro descanso? Vá até Ele! Não fique aí, chorando ,murmurando, como quem não tem solução, como se o seu problema não tivesse jeito, vá até Ele. Não que você não possa chorar, que não tenha o direito de chorar, não é isso, você tem esse direito, mas não mergulhe no problema, não deixe que ele roube a sua alegria, ofusque o seu brilho que vem de Deus. Salmo 30.5 declara, na parte b do verso: “... o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã...”, ou seja, o choro “pode”, isso implica possibilidade, direito, tempo limitado, determinado, e não o resto da vida.
HOJE O CHORO VAI CESSAR. O SENHOR sempre nos dará livramentos, descanso, alívio, porque Ele é um Deus de pactos, de alianças e cumpre a todas as Suas promessas. O que Temos que fazer? Apegar-se a elas, estudar cada uma delas, examiná-las e acima de tudo, vivê-las.
Você NÃO precisa ser especial para achegar-se a Ele, simplesmente vá. Ele diz: vinde, vinde, vinde a mim!

3. Quais os benefícios de quem busca o descanso em Deus?

Um dos maiores benefícios que encontramos na busca do verdadeiro descanso, é que temos a certeza que vamos achar o que procuramos. Deus se preocupa com a nossa saúde emocional, com a nossa alma. Ele diz: “achareis descanso para vossas ALMAS”. E ele termina dizendo: porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Encontrar o verdadeiro descanso não significa ausência de problemas, mas alívio em meio a eles.

8 RAZÕES PARA CONFIAR EM DEUS:

Razão 1 - O meu socorro está em Deus. (Sl 121. 1). O salmista, que certamente passava por alguma situação difícil, busca o socorro em Deus. “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” Os “montes” citados nesse texto era o local onde ficava o templo que, naquela época, representava àquele povo a presença viva de Deus no meio deles. O salmista buscava encontrar a presença de Deus, pois sabia que o seu socorro estava em Deus.

Razão 2 – O socorro de Deus é certo. (Sl 121. 2). “O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.” Não há qualquer dúvida de que Deus viria socorrer o salmista. O salmista poderia ter dito: “o meu socorro, eu acho que vem do Senhor”, ou: “o meu socorro talvez venha do Senhor”; mas ele foi enfático e creu em Deus: “O meu socorro vem do Senhor”.

Razão 3 – Deus é soberano sobre todas as coisas. (Sl 121. 3). “Ele não permitirá que os teus pés vacilem…” Tudo está debaixo da permissão de Deus. Nada pode acontecer sem a permissão Dele. Todos os meus problemas estão sob Sua autoridade. Se creio nisso, descanso e encontro paz.

Razão 4 – Deus está alerta ao que acontece em minha vida. (Sl 121. 4). “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.” Não há perigo de Deus se esquecer de mim, pois Ele não cochila, nem dorme; está sempre alerta, é onisciente, onipresente, onipotente. É um guarda perfeito, que vigia a todo instante os Seus tesouros!

Razão 5 – Deus está próximo de mim. (Sl 121. 5). “o SENHOR é a tua sombra à tua direita.” Deus acompanha os seus servos, não os deixa, não os desampara. A minha sombra nunca desgruda de mim, assim Deus também não. Ele está totalmente próximo, participando da minha vida de perto, inclusive quando passo por dificuldades.

Razão 6 – Deus está me conduzindo em todos os momentos. (Sl 121. 6). “De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.” O Senhor sempre me socorrerá nas intempéries da vida.

Razão 7 – O Senhor me protege. (Sl 121. 7). “O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.” Deus me esconde debaixo de Sua proteção. Passo pelas dificuldades, mas sou guardado pelo cuidadoso Pai, assim como o pássaro guarda os seus filhotes no ninho salvos do perigo.

Razão 8 – O cuidado de Deus é em todos os lugares e momentos. (Sl 121. 8). “O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” Os meus passos estão debaixo da supervisão e cuidados de Deus.

O que temer? Deus está sempre pronto a socorrer seus servos!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário