RSS

A Palavra de Deus

Por: Diógenes Rabelo

Texto Bíblico Base : Tiago 1.22-24

Tg 1.22-24 – “Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira e para logo se esquece de como era a sua aparência.”

A Epistola de Tiago: Tiago irmão de Jesus, o qual se tornou o principal líder das Igreja de Jerusalém, sendo chamado uma das “colunas” dessa Igreja, juntamente com João e Pedro. Escreveu aos judeus que haviam sido dispersados (Tg. 1.1), onde destaca a conduta piedosa e a exortação à obediência à Palavra de Deus.

A Bíblia – Palavra de Deus

A Bíblia é um livro escrito por homens levantados por Deus, inspirados e instruídos pelo Espírito Santo de Deus. Este livro fala da verdade, a verdade libertadora, a verdade que tira o pecado do homem e do mundo, a verdade de que Deus enviou seu filho para que através dEles tenhamos vida eterna, redenção dos pecados, através dEle nos libertar das amarras e da escravidão do pecado, por meio da fé de que Jesus, pagou o preço do pecado para tenhamos essa vida eterna (João 3.16)

Este livro sagrado pode ser dividido em momentos:

· Antigo Testamento (39 livros)

- A lei;

- História;

- Sabedoria;

- Profetas Maiores;

- Profetas Menores.

· Novo Testamento (27 livros)

- Resto da história

- Nascimento de Jesus

- Culminação da história

- Estado final eterno

No Antigo Testamento temos a historia de Israel, a história da criação divina, e também as leis que tratavam de relacionamento com o próximo e do relacionamento com o Pai, o qual sem estes dois relacionamentos não damos testemunha da presença de Deus em nossa vida; ainda temos no Antigo Testamento, a promessa do salvador vindouro, a promessa do Messias que viria para tirar o pecado do mundo.

No Nova Testamento enfatiza-se a pessoa de Cristo e o estabelecimento da Igreja, e ainda temos a continuidade dos mandamentos, os quais se apoiam e se afirmam através da vida de Jesus, que andou no mundo de pecado, e sem pecado viveu entre os homens de este mundo.

Mas porque ler a Biblia?

2 Timóteo 3.15 – “É que, desde a tua meninice, sabes as Sagradas Letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus

A Bíblia pode ser o livro mais odiado, e ao mesmo tempo o mais inspirador, é o mais perseguido porem o mais amado, o mais criticado, entretanto o mais verdadeiro, o mais publicado e vendido, mas, o menos respeitado e manos lido. Nós que já conhecemos a Cristo Jesus, e já o aceitamos como Salvador Eterno temos na Bíblia prazer eterno, é através dela que vivemos, são suas leis e mandamentos que vivemos e obedecemos, pois nela encontramos o que Deus pretende para a nossa vida; porem há aqueles que não a conhecem, ou a conhecem e decidem por vontade própria não a obedecer, temos ai a missão de transmitir aquilo que sabemos e aceitamos, o que Deus nos mostrou, devemos apresentar aqueles que não sabem dessa verdade.

Algumas desculpas que levam as pessoas a não lerem a Bíblia:

- Entretenimento;

- Falta de tempo;

- Cansaço;

- Dificuldade na compreensão.

Muitos acham sempre um motivo para não estudar a Palavra de Deus, alguns alegam falta de tempo, acordam muito cedo, ou chegam muito tarde, passam o tempo todo trabalhando a não acham um tempo para meditar na Palavra de Deus; uma outra desculpa é o cansaço, as vezes, neste caso até ha tempo disponível, porem a exaustão não permite que a pessoa separe um tempo de dia para ler a Bíblia; outras vão dizer que a Bíblia não é fácil que se compreender, há muita dificuldade no entendimento; porem o motivo/desculpa mais pertinente é o entretenimento, este dispõe de tempo, muito tempo, porem prefere passar esse tempo se divertindo, relaxando e fazendo qualquer outra coisa, porem não o usa para ler a Bíblia.

O que devemos saber que é a traves da Palavra de Deus que temos todas as soluções para estes motivos. No cansaço peça forças a Deus, na dificuldade na compreensão, peça ao Deus da Palavra, Ele lhe ouvirá. Quanto à falta de tempo, não temos nela uma desculpa convincente, pois todos podemos tirar um tempo para esta prática diária, já o entretenimento, mostra uma grande desobediência para com Deus, deixar de cumprir um mandamento, para satisfazer os prazeres de nossa vida. Devemos reconhecer que Deus é o Senhor de nossa vida, ele é Senhor do tempo, da sabedoria, a da vida, portanto, não nos abandona em momento algum, e porque não termos tempo para ele?

Salmo 19.10 – “São mais desejáveis do que o ouro, mais do que muito ouro depurado, e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.”

2 Timóteo 3. 16-17 – “ A escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Muitos acham que ler a Bíblia é algo desnecessário, sem importância, alguns crentes não possuem esta prática, acreditam que o fato de ir a Igreja aos domingos é um ato de obediência necessário para a vida cristã. Devemos ter em mente, que Deus não nos abandona, nos guarda a todo momento, sempre está em constante cuidado com os seus, portanto, devemos ter diariamente um relacionamento com Ele que mostre que somos gratos por esse cuidado.

O ato de ir a Igreja, é um ato de obediência, porem, podemos para de encarar apenas como obediência e passar a encarar também como algo de grande alegria, de grande prazer, sentir grande felicidade quando irmos à casa do Senhor para orarmos e engrandecermos o seu excelso nome.

Salmo 122.1 – “Alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor.”

E que reparamos hoje, é que as pessoas nem mesmo estão indo a Igreja da forma conveniente, quando observamos os tipos de roupas, e o motivo que as levam a Igreja, portanto, como pensar que as pessoas podem ouvir corretamente a Palavra de Deus, e ainda, quem dirá praticar a Palavra de Deus.

Devemos praticar a Palavra de Deus, pois é de acordo com ela que devemos viver, e é dessa forma que os que não conhecem a Deus devem nos ver: portadores, logo praticantes, da Palavra de Deus.

A Bíblia deve acompanhar o crente, pois é com ela que o crente se defende dos investiduras do inimigo.

Efésios 6.17 – “Tomai também o capacete da Salvação e a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.”

Quando olhamos fixamente no espelho enxergamos nossas imperfeições, assim o autor faz um paralelo com o espelho. Quando ouvimos a Palavra de Deus, logo nos confrontamos o olhamos para onde temos errado, mas quando não praticamos, isso tudo se passa, e voltamos para as praticas de mundo, longe de Deus.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário