RSS

O Deus que age

Por: Matheus Martins

texto Base: II Reis 5: 1 a 17

Introdução

Deus sempre esta agindo no meio de seu povo, o fato de nos estarmos aqui e vivos é prova do agir de Deus e também de seu amor, quantas coisas poderiam ter acontecido para nós não estarmos aqui hoje, mas Deus agiu para que nos estivéssemos aqui.

Em I Corintios 2.9 a palavra do nosso Deus nos diz “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Existe uma vez frase que diz “quando nada acontece há um grande milagre acontecendo em nossas vidas que não estamos vendo”, e não pense que você esta hoje aqui por acaso, mas sim que Deus quer agir em sua vida e te trazer um milagre a salvação.

1° Quem era Naamã

Naamã era oficial de maior patente do exército, um homem importante e de alta posição social. Sua influência chegava até ao rei. Ele era um estrangeiro, ou seja um sírio, povo que muitas vezes tinha sido hostil a Israel.

Algo notável, aqui destacada, foi as vitórias obtidas por Naamã foram atribuídas a ajuda de Yaveh (Deus todo poderoso), era um homem amado por Deus.

Embora poderoso e bem sucedido quanto a outros aspectos de sua vida, ele tinha um ponto fraco que o maculava: era afligido pela temida lepra, esta doença poderia forçá-lo a afastar-se da sociedade, por que essa doença era muito contagiosa e também incurável na época (ver levítico 13:2). Apesar de sua elevada posição e riqueza, Naamã se encontrava numa situação aparentemente desesperada. NECESSITANDO DE UM MILAGRE PARA SUA CURA.

Trazendo para os nossos dias existe algo que é bem pior que a lepra O PECADO, nós pecamos e precisamos estar cada vez mais em íntima comunhão com o senhor disposto a nos arrepender e sermos a cada dia melhores crentes buscando a santificação.

Só um milagre salvaria a vida de Naamã da lepra, porém o nosso milagre já veio Jesus Cristo é o maior milagre que a humanidade já teve Ex: Querubino, mas muitos pensam na vida terrena e não na vida espiritual, pensam em lavar seus carros....e não pensão no grande amor de Jesus para conosco João 3:16, O sacrifício de Jesus foi mais do que a cruz um Deus se fez homem e morreu por cada um de nós.

Queridos, basta que nós nos arrependemos reconhecendo que somos pecadores, crendo em Jesus Cristo, e aceitar como Senhor e nosso Salvador.

Outro ponto que nos leva a refletir: Naamã era uma homem de muito valor, porem leproso, quantos homens poderosos em sua capacidade, mas sentem um vazio onde faltam alguma coisa. Meus irmãos sem Deus somos nada.

2° A Menina Escrava Israelita

A Bíblia nos relata que as tropas da síria tinham trazido como escrava uma menina de Israel que foi levada a casa de Naamã, no texto não conta o nome desta menina, mas sabemos que Deus tinha posto esta menina como providencia essa ela conhecia a fama do profeta Eliseu e fala a sua senhora vers 3, ela não se calou, era um povo estrangeiro a menina era escrava, poderia ter pensado de outra maneira , mas ela sentiu amor.

Trazendo para nossos dias nos devemos transmitir esse amor de Cristo para todos não importa quem seja a outra pessoa se minha amiga ou inimiga ela deve saber que Jesus o ama e que há salvação.

Não importa qual a nossa posição social Deus pode nos usar para divulgar a sua palavra. Busque oportunidades de dizer aos outros que o todo poderoso pode fazer. Em Mateus 4: 18 a 20, hoje é o dia, não amanha hoje é o dia aceitável da salvação, por isso meu irmão se você esta aqui hoje saiba que Deus quer te curar, Deus quer te consolar, Deus quer transformar sua vida e principalmente Deus quer te salvar.

Quando Naamã ficou sabendo ficou super feliz, pois tinha ali uma esperança, e foi logo pedir autorização para seu rei. Algo interessante que Israel não era conhecida pelo sua força bélica, pelos seus exércitos, mas sim pelos seus profetas que mediante ao nosso Deus fazia Maravilhas.

Será que nos somos conhecidos pela nossa comunhão com o Senhor ou não? Lembremos-nos de Jó homem integro e reto.

Vamos perceber que quando Naamã chega ao rei de Israel trazendo a noticia do rei da síria que ele deveria restaurar sua enfermidade, o rei de Israel fica desesperado e com muito medo, pois achou que o rei da síria queria destrui-lo, pois olhou com OLHOS HUMANOS.

E quantas vezes meus irmãos agimos desta maneira, olhamos situações que aos nossos olhos parecem impossíveis, mas nos esquecemos do poder de Deus!!! Efésios 3:20

Ex: Área da Saúde, financeira e até vezes espiritual.

3° Quem era Elizeu

Elizeu era o sucessor de Elias II Reis 2:9, ele escutou que o rei tinha rasgado suas veste e pedi para Naamã para que deixaste vir a ele, e saberá que a profeta em Israel.

Elizeu manda um mensageiro dizendo o que Naamã deveria se lavar no rio Jordão sete vezes que será limpo. Naamã fica irritado e ofendido, pois pensava que Elizeu iria fazer alguma mágica, descer bolas de fogo do céu. O nosso Deus opera pelo simples. Pedro pescador converteu em sua pregação três mil homens. Simples e falar claramente.

Naamã se revolta, pois pensa que se é só se lavar no rio ele vai para a sua terra onde existe rios melhores como abana e farpar, mas seus servos lhe pedem para ir até o Jordão e fazer o que o profeta disse.

Para ser salvo, Naamã teve que fazer a sua parte, ou seja, se banhar 7 vezes no rio Jordão e para nós sermos salvos precisamos também fazer nossa buscar a cada dia mas a presença de Deus.

Deus nos da o livre arbítrio o direito de escolha desde o principio em Genesis como no final em apocalipse 3:20. Deus hoje nos da oportunidade para nos arrependermos e sermos salvos, mas nos precisamos ter esse ato, por que ele já tomou a iniciativa.

Para ser curado Naamã precisava mergulhar 7 vezes se ele mergulhasse uma só ou duas vezes não seria salvo.....

Conclusão

Naamã foi curado da lepra e queria agradecer ao profeta dando-lhe vários presentes, mas o profeta não quis reconhecendo que tudo vem de Deus e é para Deus, tudo que temos e tudo que somos é de Deus, se nos cantamos, tocamos, falamos, jogamos bola, enfim qualquer coisa bem é para honra e gloria de Deus.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário