RSS

"Plano B"


Por: Marcela Picoli

“Porque eu sei, ó Senhor que não é do homem o seu caminho,

nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos”. Jeremias 10:23

Todos nós fazemos planos, não é? Desde que acordamos, até a hora de dormir, fazemos planos. Planos para hoje, para amanhã, para o próximo mês, para daqui a 10 anos... O ser humano ama sonhar e planejar o seu futuro.

E quando, por alguma razão (que muitas vezes não compreendemos), o nosso “plano infalível” falha, o que fazer? Talvez a primeira reação seja entrar em pânico, perder o rumo, se zangar. Porém, depois que essas emoções passam, com certeza vem esta: fazer outro plano. O famoso “Plano B”.

“Plano B“ é uma expressão que significa: “Projeto reserva em relação ao principal; opção de emergência para contornar a perda de controle de um caso”.

Sara tinha tudo: grande beleza, muitos bens e servos, uma família que a amava, um bom casamento, morava em Ur dos caldeus (cidade que era pólo cultural e econômico da época). Tinha tudo, menos o que mais ardentemente desejava: um filho.

O próprio Deus prometeu a Abraão um filho e que, por meio deste, ele seria pai de muitos povos; tanto que sua futura descendência foi comparada às estrelas no céu e aos grãos de areia da praia. “E de ti farei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção”. (Gênesis 12:2)

Ocorre que, quando Deus se revelou a Abraão, ele tinha 75, e ela 65. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres”.(Gênesis 18:11). Aos olhos dos homens, era impossível que a promessa divina se tornasse realidade.

1- Crer ou não crer: eis a questão!

Não foi fácil para Sara esperar o cumprimento das promessas de Deus.

O Soberano fez promessas importantes a seu marido e, pela fé, eles tiveram que largar tudo – seu país, familiares, a casa do pai - e seguir para uma terra desconhecida que o Senhor lhes mostraria.

Além disso, havia a promessa de um filho naquela altura da vida:

“Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos?” (Gênesis 17: 17).

“Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?” (Gênesis 18:12).

As promessas de Deus para Seus filhos são maravilhosas, e Ele é fiel, justo e poderoso para nos dar infinitamente mais do que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20).

Acontece que nós, seres humanos, somos muito, mas muito imediatistas. Queremos tudo de bom, agradável e perfeito que Deus tem para nos dar para ontem! Quando o Senhor apareceu a Abraão e lhe prometeu que seria pai de muitas nações, ele e sua mulher esperavam que isso acontecesse em, no máximo, nove meses depois! Mas o tempo passou, e nada de se ouvir choro de criança... Foram perdendo as esperanças: Então disse Abrão: Senhor Deus, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliezer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro”. (Gênesis 15: 2, 3).

2- O nascimento do “Plano B”

A cada dia que passava, o caso ia ficando mais e mais difícil, humana e biologicamente falando. Abraão já tinha 85 anos e Sara 75.

Na ansiedade de “solucionar o problema”, Sara resolve “dar um jeitinho” para que a promessa finalmente se cumprisse. Em outras palavras: Sara tinha um “Plano B”, porque o “Plano A” de Deus, estava “demorando demais” para funcionar. Ela sugeriu ao marido que tivesse relações com sua serva egípcia, Agar:E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela...” (Gênesis 16: 2). A lei mesopotâmia desse período autorizava o homem, no caso de a mulher ser estéril, a desposar uma segunda mulher, ou então dava à mulher estéril a possibilidade de oferecer ao marido uma escrava e, assim, tivesse filhos por meio dela.

Abraão, então, aceitou e teve um filho com Agar, e lhe chamou Ismael, conforme o anjo do Senhor havia dito à egípcia (Gênesis 16:11).

O “jeitinho brasileiro” já é conhecido em todo o planeta. É a “arte” de iludir, passar a perna com o que a situação lhe oferece, de “driblar” o problema para se dar bem facilmente na vida.

É o que acontece conosco, quando achamos que a resposta de Deus está “demorando”. Ou, às vezes, por as coisas não estarem exatamente como o que pensamos que é bom, fazemos um “plano B”. Para aliviarmos a nossa consciência, tentamos nos enganar, dizemos que estamos apenas “ajudando” o plano de Deus se cumprir. Assim como fez Sara, manipulando a vida de Agar.

3- Deus se importa, sim!

O Senhor havia feito a promessa no capítulo 12 de Gênesis e, depois, vendo que a fé deles estava diminuindo com o tempo, voltou a reafirmá-la: E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência”. (Gênesis 15: 4, 5).

Deus sabia da aflição e da ansiedade de Sara e Abraão. Ele sonda os nossos corações, e enxerga o quanto queremos que os nossos projetos se efetivem. Quando as coisas demoram a dar certo, ou quando tudo parece ficar difícil demais, pensamos que Deus nos abandonou. Que Ele não se importa com as dificuldades que estamos passando para ver as Suas promessas se realizarem em nossas vidas. Ele mesmo afirmou para Abraão e Sara em sua angústia: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão”. (Gênesis 15:1)

Deus está sempre pronto para nos estender a mão e nos ajudar nessa luta e espera diária: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. (Isaías 41:10). Deus se importa, sim! Porque muito nos ama. E faz tudo para nos confortar e nos dar forças pra continuar e alcançar a bênção. “Eis que Deus é mui grande, contudo a ninguém despreza, é grande a força da sua compreensão”. (Jó 36:5)

4- A Terceira lei de Newton: Para cada ação...

Sara interferiu nos planos de Deus e isso trouxe consequências. Com a gravidez, Hagar passou por radicais mudanças físicas e emocionais. Começou a menosprezar Sara, por não conseguir ter filhos. A senhora tanto se aborreceu, que começou a perseguir e a maltratar a serva, que fugiu de sua presença.

Além disso, Sara reagiu ao orgulho e à autovalorização de Hagar com acusações vingativas contra o marido, que insistia que ela assumisse a responsabilidade por sua empregada (Gênesis 16:5).

Sara, além de ter se precipitado, não quis arcar com as consequências por suas ações. E quantas vezes nós também não fazemos o mesmo? Culpamos ao Senhor, outras pessoas ou até as circunstâncias quando as coisas não saem de acordo com o nosso “plano B”.

5- O “Plano A” de Deus

“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. (Jó 42:2)

Vendo a condição precária de Hagar e Ismael, Deus teve compaixão deles, protegeu e abençoou a ambos, mas não permitiu que a tentativa de Sara de providenciar um herdeiro por seus próprios meios atrapalhasse Seus planos.

Deus não possui “plano B” para os seus servos. Deus tem um único plano para cada pessoa, um plano, não obstante, extraordinário para quem o recebe.

Posteriormente, anjos apareceram ao casal para lembrar-lhes que a promessa divina permanecia de pé, que Abraão teria um filho legítimo de sua esposa Sara (Gn. 18:10).

Mesmo depois de uma longa e difícil expectativa de 25 anos, Deus cumpriu Seu compromisso, e deu Isaque a Abraão e a Sara.

Na vida deles foi ainda maior o milagre de Deus. O Senhor fez questão de demonstrar Seu domínio e poder, consentindo que uma mulher estéril de 90 anos, com um marido de 100, concebesse, para Sua glória.

Isaque quer dizer “riso”. Quando Deus lhe revelar o Seu poder e prometer bênçãos impossíveis, não ria com descrença, como no início fez Sara (Gn.18:12); mas creia Nele, e ria de alegria, como aconteceu depois (Gn, 21:6). Lembre-se que o mesmo Deus que operou milagres na vida de Sara é o seu Deus, que faz o impossível PARA VOCÊ e POR VOCÊ.

“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos”. (Provérbios 23:26).



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário